
Madri, Espanha.
Nesta época do ano, Madri se transforma para receber os visitantes que apreciam o Natal. Além da iluminação especial, com 11 milhões de lâmpadas LED que brilham em 232 pontos da cidade, a capital que nunca para oferece uma variedade de atrações para todas as idades. Desde pistas de esqui, mercados natalinos e presépios gigantes até apresentações de circo e música. Muitas dessas atividades não ocorriam desde 2019, uma vez que as restrições da pandemia de Covid-19 impediram a realização no ano passado.
É o caso dos mercados de Natal. Neste ano são 12 espalhados por toda capital espanhola. O mais tradicional é o Mercado da Praça Maior (Plaza Mayor), realizado aos pés da estátua de Felipe III, atração que ocorre desde o século VIII. Ao todo são 104 bancas onde é possível encontrar adereços natalinos, brinquedos até artigos para as festas de fim de ano. Os mercados funcionam todos os dias, geralmente das 10h às 22h e estão sempre repletos de madrilenhos e turistas.
Outras feiras montadas nesta época em Madri são o Mercado do Gato (Mercadillo del Gato) e o Mercado do Encanto (Mercado del Encanto). O primeiro acontece em duas edições: a primeira segue até o dia 12 de dezembro, no hotel The Westin Palace e a segunda, no Centro Cultural dos Exércitos, em plena Gran Via, de 17 de dezembro a 5 de janeiro. Nestes locais, o público encontra mais de 80 marcas de roupas, calçados e jóias. Já o Mercado do Encanto ocorre no Palácio de Santa Bárbara, com a venda de produtos feitos a mão, marcas originais de estilistas de moda, complementos, brinquedos e jogos educativos.

O centro comercial El Corte Inglês também realiza um mercado natalino em uma das lojas da rede espanhola, no bairro de Nuevos Ministérios. No estacionamento ao ar livre foi montado um espaço para venda de brinquedos, presépios, presentes, decoração de Natal e doces típicos da gastronomia madrilenha, como o tradicional churros com chocolate ou o sanduíche de lula, que podem ser degustados no local.
Além disso, o histórico prédio do Corte Inglês, em pleno centro de Madri, é o cenário para a “Cortylandia”, a apresentação de bonecos gigantes, em um castelo de madeira com 40 metros de largura e 15 metros de altura, montado em uma das fachadas do centro comercial. O espetáculo com canções natalinas dura 15 minutos e também oferece projeções de curtas de animação em alta resolução.
Presépios
Uma das mais populares tradições espanholas de Natal é a da montagem de presépios, que apresentam passagens bíblicas. Durante as festas natalinas, é possível ver vários deles por Madri, de forma gratuita. Em plena Porta do Sol (Puerta del Sol), sede do governo regional de Madri, o público pode conferir o presépio montado na Real Casa de Correios, que ocupa uma área de 215 metros cuadrados com mais de 160 figuras. A atração funciona das 10h às 22h. Para quem quer conhecer outras montagens pode fazer o roteiro idealizado pela Câmara Municipal de Madri, que inclui a visita a mais de 30 presépios expostos em várias igrejas da capital espanhola, incluindo a Catedral de Almudena.
O Palácio Real também expõe o presépio napolitano, iniciado por Carlos III para o seu filho, Carlos IV. O conjunto é formado por mais de 200 figuras napolitanas, genovesas e espanholas, produzidas entre o século XVIII e a idade contemporânea e ocupa 57 metros quadrados. O presépio pode ser visitado até o dia 9 de janeiro de 2022, no mesmo horário de visita do Palácio Real. A entrada pode ser comprada em conjunto.
Pistas de esqui
Outra tradição no Natal madrilenho é patinar sobre gelo e ao ar livre, apesar das baixas temperaturas. Famílias inteiras aproveitam as pistas montadas em diferentes pontos da capital, como Praça de Espanha (Plaza de España), Galeria de Cristal do Palácio de Cibeles, centro cultural Matadero Madri e Praça de Colombo (Plaza Colón). Além destes pontos centrais, também há pistas de gelo montadas nos bairros de Pilar e Puente de Vallecas, na Praça de Juan Goytisolo e no Centro de Eventos Explanada Puente del Rey. Só a pista de Matadero tem 600 metros quadrados e promoverá apresentações gratuitas de patinagem artístico, da Federação Madrilenha de Esportes de Inverno, nos dias 26 e 30 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022.
Concertos musicais
As típicas canções de natal também tem seu público espectador em Madri. Até o dia 23 de dezembro, na Praça de Pontejos (Plaza de Pontejos), 29 grupos de corais, muitos deles compostos por alunos de colégios madrilenhos, igrejas e entidades sociais, releembram as músicas antigas, passadas de geração para geração.
Naviluz
Todos os anos, o ônibus Naviluz percorre os principais pontos turísticos de Madri para que todos possam disfrutar das iluminações natalinas de uma maneira diferente. O serviço especial de Natal vai até o dia 6 de janeiro e é uma atração bastante procurada na capital espanhola. O percurso tem uma duração aproximada de 50 minutos, com intervalos de 10 minutos entre cada ponto de visita. Neste ano, nas primeiras 24 horas, foram comercializados quase 80 mil bilhetes, segundo a empresa organizadora.
Explorium Jardim Botânico
Outro dos eventos da temporada é a iluminação especial do Real Jardim Botânico, que pode ser visitada até 16 de janeiro de 2022. O público é convidado a passear, ao ar livre, por 15 quilômetros do jardim totalmente iluminado com lâmpadas LED, onde participa de uma expedição marítima a bordo de um barco atracado no local. O jogo de luzes, sincronizado com a música, ilumina a travessia, projetando imagens do oceano, da flora e fauna. No final da aventura, o jardim é iluminado com as cores do natal. De acordo com os organizadores, a experiência é única e repleta de surpresas para imortalizar o momento com fotografias especiais.
Circo Price
O Circo Price é um dos espetáculos mais esperados no Natal em Madri. No palco, 25 artistas circenses e um animado corpo de dança dão vida à nova aventura da personagem “Cometa”, em um mundo mágico de ritmo, música e fantasia. As apresentações dos artistas circenses acontecem em meio a projeções audiovisuais e uma banda ao vivo no cenário.
Especialmente nos dias 5 e 7 de janeiro de 2022, as apresentações serão acessíveis a todos os públicos e terão audiodescrição, caminhada cênica som amplificado e intérprete de língua de sinais. Desde sua primeira apresentação na capital espanhola, em 2006, o circo recebe, em média, a cada ano, cerca de 80 mil espectadores, segundo a organização do evento.
As típicas canções de Natal também tem seu público espectador em Madri. Até o dia 23 de dezembro, na Praça de Pontejos (Plaza de Pontejos), 29 grupos de corais, muitos deles compostos por alunos de colégios madrilenhos, igrejas e entidades sociais, relembram as músicas antigas, passadas de geração para geração.
Loteria de Natal
Um dos destaques nas festas de fim de ano na Espanha é o sorteio extraordinário da loteria de Natal. Ainda no mês de novembro, os bilhetes já começam a ser comprados pelos moradores, em longas filas que se formam em todas as regiões do país. Todos sonham em ser contemplados com o “Gordo”, o maior prêmio em dinheiro da loteria.
O clássico sorteio ocorre desde o século XIX. Os números premiados são “cantados”, desde a primeira edição, pelos alunos do colégio de São Ildefonso, primeiro a partir dos papéis impressos, e depois, através do sistema de tômbolas e bolas de madeira, que continuam em uso nos dias de hoje.
Para garantir a segurança de todos que participam da programação natalina na capital espanhola, o governo regional reforçou a segurança nos pontos mais movimentados da cidade. A ação conta com 770 policiais nacionais de reforço e 730 profissionais locais.