Madri libera recursos para compra de bikes, patinetes e motos elétricas

A partir do dia 23 de novembro estará disponível, pela prefeitura de Madri, a primeira linha de ajuda econômica para a compra de patinetes, bicicletas e motos elétricas. A estratégia faz parte do projeto de sustentabilidade ambiental “Cambia 360”, que tem por objetivo promover o uso de veículos de transporte não contaminantes e reduzir o uso de carros de gasolina e diesel. Serão destinados 500 mil euros para cidadãos domiciliados em Madri que pretendem circular de forma sustentável.

Para obter os recursos financeiros, os veículos adquiridos deverão obedecer alguns requisitos. O mais importante é que todos sejam novos e elétricos.  No caso dos patinetes, eles deverão ter um alcance mínimo de 20 quilômetros e um conjunto completo de faróis. Já as bicicletas deverão ter um motor elétrico auxiliar com potência máxima contínua inferior ou igual a 250 watts. E os ciclomotores de duas rodas deverão ter potência inferior a 4kW e velocidade máxima de 45km/hora.

A linha de crédito poderá financiar até 50% do custo final do veículo, excluindo acessórios e impostos. No caso dos patinetes elétricos, o subsídio máximo será de 150 euros; para bicicletas, 600 euros. Já ciclomotores elétricos terão um auxílio máximo de 700 euros; e as motocicletas, de até 1.000 euros.

Requisitos para ser beneficiado

O prazo para solicitação do crédito inicia no dia 23 de novembro, às 10h. O candidato tem 30 dias para apresentar  o pedido, desde sua inscrição.

Para obter o financiamento, que só poderá ser usado para compra de um novo veículo em um dos estabelecimentos da Comunidade de Madri (capital e arredores), o requerente deve comprovar que mora nesta região.  

É obrigatório que a data de compra seja posterior à publicação do edital, agendado para o dia 15 de novembro, no Diário Oficial da Comunidade de Madrid (BOCM) e no Diário Oficial da Câmara Municipal de Madrid (BOAM).

Mais recursos financeiros

Além da liberação de recursos para compra de patinetes, bicicletas e motos elétricas, a área de Meio Ambiente e Mobilidade da Comunidade de Madri já habilitou outras linhas de crédito para incentivar a microbilidade (transporte de curta distância), que fazem parte do projeto “Cambia 360”.

Continuam ativos os subsídios para renovação de caldeiras, instalação de infraestruturas de recarga elétrica, renovação de carros particulares e renovação de veículos de distribuição de mercadorias.

Compartilhar