Feira do Livro de Madri reúne mais de 400 expositores a partir desta sexta

Neste ano a Feira do Livro vai até o dia 12 de junho, no Parque el Retiro. Foto: divulgação

Com o tema “Folhear o mundo”, a 81ª edição da Feira do Livro de Madri inicia nesta sexta-feira (27) no Parque do El Retiro, um dos principais pontos turísticos da capital da Espanha. O evento é uma oportunidade pra conhecer renomados escritores e autores da nova geração da literatura espanhola, descobrir editoras, pesquisar por obras e adquirir livros com descontos.

A feira conta com 378 estandes e 423 expositores e, de acordo com os organizadores, a edição teve o número recorde de pedidos de participação de livreiros. A diretora do evento, Eva Orúe, destacou que esta será “a maior feira em tamanho até agora, neste século”. Mais de quatro mil escritores estarão autografando ou lançando suas obras, durante as duas semanas de evento.

No total, serão realizadas mais de 300 atividades, incluindo sessões de autógrafos, leituras comentadas, debates, contação de histórias, lançamento de livros, atividades infantis e apresentações de teatro para os pequenos. Neste ano, também serão realizadas homenagens a escritores consagrados já falecidos, como Domingo Villar e Almudena Grandes.

Esta edição não conta com um país convidado, mas terá pela primeira vez a presença da União Europeia, que está montando um pavilhão especialmente para atividades culturais. A feira também possui uma relação próxima com a cultura latino-americana e, com isso, os leitores poderão viajar por diferentes cenários e histórias durante os 17 dias de evento.

Serão mais de 400 expositores e 300 atividades culturais. Foto: divulgação

Haverá ainda outros pontos no El Retiro para receber os visitantes, como o Pavilhão Semanal das Editoras, o Pavilhão Infantil e o Pavilhão CaixaBank. Os lugares vão dar espaço também para o audiovisual, o cinema, a gastronomia e a música.

No evento de lançamento desta edição, o vice-secretário de Cultura e Turismo da Comunidade de Madri, Daniel Martínez, enfatizou que a capital lidera o ranking da população leitora na Espanha com 77,7%. Ao destacar que o apoio à indústria cultural é fundamental, Martínez ressaltou que “a feira é o evento anual em que todos os amantes do pensamento unem seu entusiasmo pelo maravilhoso mundo das letras”.

O ano de 2022 marca o retorno do evento sem nenhum tipo de restrição, pois não é mais obrigatório o uso de máscaras. Além disso, não haverá mais limitação de público. Em 2021, a feira recebeu 380 mil visitantes, enquanto em 2019, foram 2,3 milhões de pessoas.

Principais novidades

Seguindo o tema desta edição de 2022, as atividades vão permitir ao visitante viajar por meio da literatura, pelo cinema, pelas histórias em quadrinhos ou para o futuro com uma programação especial.  No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, vão ocorrer eventos dedicados à data para ressaltar a emergência climática.

Entre as preocupações dos organizadores também está reduzir a poluição durante os 17 dias do evento. Com isso, o sistema de sonorização e as atividades em papel serão substituídas por quatro telas digitais gigantes e o uso de códigos QR, que vão permitir consultar toda a programação, incluindo a lista de expositores e as sessões de autógrafos. Outra novidade da feira é a comunicação digital de todas as suas atividades disponíveis no site do evento, por aplicação móvel ou pelo podcast intitulado “Destino Feria”.

Leitura gratuita de livros

Outra novidade da Feira do Livro deste ano é que todos os usuários do metrô em Madri poderão descarregar gratuitamente, através do site da Associação de Editores de Madri, as primeiras páginas ou o primeiro capítulo dos 10 livros mais vendidos na atualidade. O acesso será disponibilizado aos passageiros por meio de um código QR que vai estar disponível em biblioteca virtual nas estações mais próximas ao Parque El Retiro, que são Príncipe de Vergara, Ibiza e Retiro.

A Feira do Livro de Madri pode ser conferida até o dia 12 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h30min às 14 horas e das 17h30min às 21h30min. Nos sábados e domingos, o horário de abertura dos estandes é das 10h30min às 15h e das 17h às 21h30min.

Portugal também celebra a literatura

Em Lisboa, foi lançada nesta semana a Festa do Livro de Belém, uma iniciativa promovida pela presidência de Portugal. O evento, marcado para os dias 2 a 5 de junho, retorna após dois anos de cancelamentos motivados pela pandemia de Covid-19.

A festa ocorre nos jardins do Palácio de Belém, com entrada gratuita. No primeiro dia, a programação inicia às 18h e segue até meia-noite. Nos dia 3 e 4 de junho, as atividades começam às 11h e encerram às 23h30min. No domingo, último dia do evento, a abertura ocorre no mesmo horário, com término às 22h.

Com objetivo de promover obras e autoridades da língua portuguesa, a festa literária existe desde 2016. Neste ano, estão confirmadas 68 editoras e 117 bancas de livros, além de sessões de autógrafos, lançamento de obras, sessões de leitura, jogos e yoga.

Compartilhar