Espanha libera venda de testes de antígenos sem receita médica

Os testes já são encontrados em qualquer farmácia da Espanha. Foto: Canva

A partir desta quinta-feira (22) já é possível comprar teste de antígenos, sem receita médica, em todas as farmácias da Espanha. A medida permite que qualquer pessoa possa testar, em casa, se está com a Covid-19 ou não. O objetivo é oferecer mais uma alternativa para detectar precocemente os casos positivos de coronavírus e desafogar os serviços médicos e laboratórios.

A exigência de apresentação de receita médica em farmácias para adquirir o teste de antígenos era uma barreira para seu uso e por isso é conveniente incluí-lo entre os produtos de autodiagnóstico excepcionais vendidos sem prescrição, garantiu Carolina Darias, ministra da saúde. Para parte da população, a medida chega tarde. A Espanha atualmente enfrenta a quinta onda de Covid-19, com uma incidência acumulada de 600 casos a cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias. Com a facilidade de realizar o teste em casa, o Ministério da Saúde espera reduzir os casos positivos e controlar os contágios.

Como esses testes só podem ser adquiridos em farmácias, o Ministério recomenda não comprá-los por outros tipos de canais. Em visita a três farmácias, em Madri, nesta quinta-feira (22), o Agora Europa verificou que o teste está sendo vendido na capital, entre 6 e 10 euros.

Segundo o Conselho Geral de Faculdades Farmacêuticas, como o teste de antígenos é um produto de venda livre, é o fabricante que estabelece o valor que será comercializado. Mas como deve ser acessível a qualquer cidadão, o preço final de venda ao público não poderá ultrapassar os 10 euros. Além dos teste de antígenos, também são vendidos em farmácias, na Espanha, sem exigência de receita médica, testes de gravidez e fertilidade, glicemia e HIV.

Testes realizados na Espanha

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Espanha já realizou mais de 49,1 milhões de testes diagnósticos para detectar a doença, segundo informa o Ministério da Saúde. Destas, 35.844.382 são de PCR e 13.348.985 são de testes de antígenos.

Os testes já podem ser adquiridos em qualquer farmácia da Espanha. Foto: Thaís Baldasso
Compartilhar