
Madri, Espanha.
A Espanha atingiu nesta segunda-feira (19), o objetivo traçado pelo Ministério da Saúde no início da vacinação: ter 50% da população totalmente imunizada contra a Covid-19, com as duas doses da vacina ou com a dose única, até o final de julho. É o terceiro país da União Europeia, depois de Malta e Hungria, a alcançar este objetivo.
Segundo dados divulgados hoje pelo próprio ministério, até o momento, 50,7% da população está totalmente imunizada contra a doença, o que representa 24 milhões de pessoas. Em coletiva de imprensa, a titular da pasta, Carolina Darias, comemorou o índice e afirmou que a estratégia de vacinação foi desenvolvida a partir de evidências científicas e do consenso entre diferentes profissionais de saúde:
“É um documento dinâmico que tem se adaptado à evolução da pandemia, além de ser o resultado do trabalho constante e coordenado entre mais de 100 especialistas… Um exemplo de colaboração público-privada cujo objetivo final é salvar vidas, através da maior campanha de vacinação da história do nosso país”, declarou a ministra.
Darias ressaltou ainda que a compra antecipada de vacinas feita pela União Europeia e a co-governança na aplicação de vacinas (governo central em parceria com comunidades autônomas), representado pelo Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde, também foram fundamentais para alcançar o objetivo traçado pelo governo.
Além do surgimento do primeiro Registro Estadual de Vacinação (REGVACU), que permite o monitoramento de cada dose administrada em nosso país.
Próxima meta: 70% da população vacinada até agosto
Segundo Carolina Darias, o Governo da Espanha ainda quer chegar a 70% da população vacinada até o final do mês de agosto e intensificar a imunização de jovens e adolescentes antes do próximo ano letivo, que inicia em setembro.
Uma vez alcançada essa meta, continuou Darias, o enfoque será avançar no processo de aplicação de doses de reforço após atingir o esquema de vacinação completo da população. Ela ressaltou que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já está avaliando os dados de segurança apresentados pelas empresas Pfizer / BioNTech e Moderna sobre uma terceira dose contra a COVID-19.
Darias também anunciou que está nos planos do Ministério da Saúde, estender a vacinação ao público entre 6 e 12 anos, cujos ensaios já estão sendo realizados.
Contágios em alta
Apesar do ritmo acelerado de vacinação, o aumento do número de contágios em toda a Espanha preocupa as comunidades autônomas e as autoridades sanitárias. Em menos de um mês, o número de casos positivos confirmados de Covid-19 na Espanha subiu de 92 para 599 casos para cada 100 mil habitantes.
Catalunha é a região que está mais em alerta com a incidência de novos casos e já aplicou novamente o toque de recolher em mais de 100 municípios. Segundo dados apresentados nesta segunda-feira (19), pelo Ministério da Saúde, a região registra 1.233 casos para cada 100 mil habitantes. Na sequência vem Castilha e León, com 896 casos por cada cada 100 mil habitantes.
Segundo a médica María José Sierra, chefe do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias (CCAES), 75% dos casos notificados são de pessoas com menos de 40 anos de idade. O número de hospitalizações e ingressos na UTI também subiu desde a última segunda-feira (12). O número de pessoas internadas por Covid-19 nos hospitais subiu 65% e a maioria tem entre 45 e 50 anos de idade. Já o número de pacientes ingressados na Unidade de Terapia Intensiva aumentou 45%, principalmente de cidadãos em torno de 50 anos.
María José Sierra também comentou que a porcentagem de positividade dos testes realizados, tanto de PCR quanto de antígenos, subiu de 5% para 15%, especialmente na faixa etária entre 20 e 30 anos.