Espanha alcança 71% da população totalmente vacinada contra a Covid-19

Ainda nesta semana, todas as comunidades autônomas vão receber novos lotes de vacinas contra a Covid-19. Foto: Canva

A Espanha alcançou, nesta quarta-feira (18), 71,2% da população do país (maior de 12 anos) totalmente vacinada contra a Covid-19. Ao mesmo tempo, 82,8% do cidadãos (maiores de 12 anos) estão imunizados com uma dose da vacina. Segundo a ministra da Saúde, Carolina Darias, os números foram alcançados graças ao trabalho realizado por todos os profissionais que compõem o Sistema Nacional de Saúde. Darias incentivou as comunidades autônomas a seguirem com a abertura de novos pontos de vacinação sem agendamento prévio.

Ainda nesta semana, todas as regiões receberão novos lotes da vacina para acelerar o processo de imunização da população. Ao todo, serão 4,7 milhões de novas doses; sendo 3,4 milhões de unidades da Pfizer e 1,3 milhões da Moderna.

Darias destacou ainda que atingir os objetivos da estratégia de vacinação, em todos os grupos populacionais, é fundamental para reduzir os riscos de novas ondas epidêmicas e que, neste momento, com maior disponibilidade de vacinas, é preciso avançar no processo. Segundo comunicado do Ministério da Saúde, na reunião desta quarta-feira (18) do Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde (CISNS), várias regiões relataram que decidiram antecipar a vacinação das pessoas que já tiveram a doença, em relação aos seis meses inicialmente planejados.

Além disso, as equipes de saúde estão trabalhando para resgatar os grupos mais vulneráveis que ainda não foram vacinados, principalmente àqueles com mais de 40 anos, que ainda não aplicaram nenhuma dose ou que ainda precisam receber a segunda dose para completar a imunização. Para as pessoas que não aplicaram nenhuma injeção da vacina porque estão de férias, o sistema de informação do ministério da Saúde sobre vacinação Covid-19 está preparado para registrar os dados dos cidadãos que receberam as doses da vacina, em diferentes comunidades.

Situação epidemiológica

A tendência de queda de casos positivos de coronavírus é observada em todas as faixas etárias, mas os mais jovens, entre 12 e 29 anos, por serem o grupo com menos pessoas vacinadas até o momento, seguem apresentando mais infectados que o restante da população. Segundo o ministério da Saúde, há cerca de 800 casos para cada 100.000 habitantes nesta faixa etária.

Para a titular da pasta, Carolina Darias, apesar da evolução favorável observada nos últimos dias, a incidência acumulada de casos positivos ainda é muito elevada. Por isso, é preciso ter prudência e responsabilidade, tanto comunitária quanto individual, alertou a ministra.

Compartilhar

1 Comment

Não é possível deixar seu comentário no momento.