Lisboa, Portugal.
Viajantes do Brasil e de outros países de fora do Espaço Schengen não precisam mais de teste ou certificado de vacinação contra a Covid-19 para entrar na Espanha. Desde esta sexta-feira (21) que não é mais necessário nenhum tipo de certificação relacionada ao coronavírus para ter autorização de ingresso no território.
Segundo o governo espanhol, a decisão, publicada no Diário Oficial, leva em conta a situação da pandemia no país e o alto nível de vacinação da população, que permite “favorecer a mobilidade internacional”. Com mais de 90% da população acima dos 12 anos imunizada contra a doença, as autoridades da Espanha vem diminuindo o número de restrições aos passageiros gradualmente, desde o verão passado.
A Espanha seguiu a mesma decisão de países como Portugal, Reino Unido, Irlanda e Alemanha, que deixaram de exigir teste ou certificado de imunização aos viajantes nos últimos meses. Permanece com restrições, por exemplo, a França, que ainda pede um exame negativo para Covid-19 aos viajantes não vacinados que desembarcam em um dos destinos favoritos dos turistas brasileiros no continente europeu.
Recentemente, no dia 14 de outubro, a Comissão Europeia passou a reconhecer, oficialmente, o certificado de vacinação emitido pelo governo brasileiro. Antes, apenas alguns países do bloco aceitavam a prova de imunização.