
Madri, Espanha.
O Governo regional de Catalunha decidiu manter o toque de recolher em 148 municípios, por mais sete dias, para evitar novos contágios de coronavírus e diminuir os casos de internação hospitalar. O pedido foi feito nesta terça-feira (17) ao Tribunal Superior de Justiça de Catalunha e confirmado pelo governo catalão em publicação no site oficial e em redes sociais. Caso seja aceita, a medida entra em vigor na próxima sexta-feira (20).
O pedido ocorre porque algumas cidades da região ainda não conseguiram reduzir o número de pessoas contagiadas apesar dos esforços do governo e do constante ritmo de vacinação. Um deles é Pineda de Mar, que registra uma incidência acumulada de 160 casos para cada 100 mil habitantes, considerando os últimos sete dias, de acordo com dados oficiais.
A temporada de verão e a falta de atividades de lazer noturnas, devido as limitações impostas pela pandemia, tem levado muitos jovens a lotar as cidades que tem praia na Catalunha, especialmente à noite. A situação aumenta o risco de contaminações pelo vírus. Além disso, por causa da grande presença de turistas, a população pode até duplicar neste período do ano. Por isso o toque de recolher, defende o governo regional, deve ajudar a reduzir os casos positivos.
O que muda com a prorrogação
Para aplicar a medida, as autoridades catalãs modificaram as regras para imposição do toque de recolher. A partir desta sexta-feira (20), os municípios que registrarem incidência acumulada de mais de 125 casos para cada 100 mil habitantes, nos últimos sete dias, deverão aplicar o recolhimento entre 1h e 6h da manhã. Antes, a restrição era obrigatória apenas para cidades que apresentassem incidência acumulada de 250 casos positivos para cada 100 mil habitantes.
Esta é a segunda vez que o Plano de Emergências da Proteção Civil da Catalunha reduz o índice de incidência para aplicar o toque de recolher. Porém, o limite de casos positivos ainda é considerado de risco muito alto, segundo padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde espanhol. A Catalunha está aplicando o toque de recolher noturno desde o dia 16 de julho. A lista de municípios proposta para manter a medida pode ser conferida aqui.