
Madri, Espanha.
Depois de dois anos e meio em obras, um dos locais mais visitados e emblemáticos de Madri reabriu ao público nesta segunda-feira (22). A Praça Da Espanha (Plaza de España), conhecida pela estátua do famoso personagem Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, foi totalmente remodelada e ganhou um novo traçado para pedestres, conectando o Parque del Oeste, os Jardins de Sabatini, o Palácio Real, o Campo del Moro, Madrid Río e a Casa de Campo, todos pontos turísticos da capital espanhola.
Localizada no extremo norte da Gran Vía, no coração da cidade, e escoltada pela Torre de Madrid e pelo Edifício España, a praça ganhou mais zonas verdes em seus 37 mil metros quadrados. Mais de mil árvores foram plantadas, implantando uma nova vegetação no centro da cidade. Além disso, a praça ganhou um túnel para pedestres, um passeio arqueológico, uma ciclovia e áreas de recreação para crianças.
Com a reforma, o viaduto construído no final dos anos de 1960 passa a ser agora utilizado apenas por pedestres, ampliando consideravelmente os espaços livres públicos. Os vestígios arqueológicos encontrados durante as escavações foram preservados e estão agora visíveis ao público, como os dois andares do Palácio Godoy, os muros dos estábulos reais do século 16 e o muro de contenção do caminho costeiro do antigo quartel de San Gil.
As construções históricas foram descobertas quatro meses após o início das obras e exigiram uma cobertura para conservação do patrimônio, o que aumentou em 20% o orçamento previsto para a conclusão da praça. Segundo a Comunidade de Madri, foram investidos cerca de 70 milhões de euros.
Uma outra novidade é a instalação de uma cafeteria, no centro da praça, que recebeu o nome de Cervantes, o criador dos famosos personagens que figuram no local como verdadeiros guardiões. Um espaço, que ainda está em construção, terá 250 metros quadrados, com mesas ao ar livre e capacidade para 60 pessoas.
O desenho da nova Praça Da Espanha (Plaza de España) foi escolhido durante um concurso internacional realizado em 2017. Os grandes vencedores foram os arquitetos Fernando Porras-Isla, Lorenzo Fernández-Ordoñez e Aránzazu La Casta, do escritório Porras Guadiana Arquitetos. Eles também foram os co-autores de Madrid Río, um parque urbano inaugurado em 2011 e que transformou a cidade junto ao Rio Manzanares.
Praça Da Espanha já está decorada para o natal
A iluminação da decoração natalina em Madri será na próxima sexta-feira (26), mas a Praça Da Espanha já conta com sua árvore natalina. A estrutura mede 18 metros, pesa em torno de 1,5 toneladas e está adornada com 800 bolas de natal, além de milhares de microlâmpadas e 27 mil pontos de luz. O acendimento das luzes começará pela praça e seguirá pelas ruas centrais da capital espanhola.