Regiões mais visitadas são as litorâneas, como a da Dalmácia, na foto. Índice de visitantes no país já é 30% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Foto: Tauana Saldanha
Pafos, Chipre.
As férias escolares na Europa e as temperaturas acima dos 35 graus fizeram com que as praias croatas ficassem superlotadas neste final de semana. De acordo com o Ministério do Turismo, no último sábado (31), o sistema que contabiliza o total de viajantes que realizaram check-in em acomodações no país, o eVisitors, registrou 1.25 milhão de pessoas em diversas regiões da Croácia, principalmente no litoral. Entre os dias 18 e 20 junho, conforme reportado pelo Agora Europa, o país contabilizou 288 mil visitantes.
O número representa um aumento de mais de 30% em comparação ao mesmo período no ano passado, na temporada mais prejudicada pela pandemia de coronavírus. Dos visitantes, cerca de 850 mil são estrangeiros. A maioria é formada por alemães, eslovenos e poloneses. Os destinos mais visitados são a Ístria, a maior península no mar Adriático, o Golfo de Kvarner e a região da Dalmácia.
O Ministro da Saúde do país, Vili Beroš, atribuiu o alto número de turistas em território croata às campanhas sanitárias do governo e ao comportamento responsável da população para tornar a Croácia o destino turístico mais seguro no Mediterrâneo: ‘’Além da sua beleza natural, a bandeira da Croácia também oferece a segurança necessária. Vamos fortalecer nossa posição como campeões de turismo e segurança’’, afirmou o líder do governo.
O objetivo do Ministério do Turismo croata, no início do verão, era atingir, ao menos, 70% dos números registrados antes do início da pandemia de Covid-19. De acordo com os dados oficiais do governo, 81% dos resultados de 2019 foram alcançados no mês de julho. Um relatório detalhado deve ser divulgado ao final da temporada, em setembro.
A Croácia, classificada na lista de risco moderado de infecção por coronavírus pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, sigla em inglês), registrou, nas duas últimas semanas, 44.53 casos de coronavírus a cada 100 mil habitantes. No total, o país tem, desde o início da pandemia, 336.227 confirmações da doença e 8.250 mortes em decorrência da Covid-19.
Viagens para a Croácia
Atualmente, a Croácia tem as fronteiras abertas para viagens internacionais, incluindo do Brasil, como medida emergencial. As regras de entrada, no entanto, variam de acordo com o local de partida dos viajantes.
Turistas que chegam do Brasil, devem cumprir quarentena obrigatória de 14 dias. O decreto mais recente, publicado pelo Instituto Croata de Saúde Pública (HZJZ) no dia 21 de julho, também impõe restrições adicionais a viajantes britânicos, russos e cipriotas, que agora devem apresentar teste PCR ou de antígeno recentes para entrar no país.
A medida também é válida para visitantes totalmente vacinados ou que tiveram coronavírus nos últimos seis meses. De acordo com as normas estabelecidas pelas autoridades croatas, o período de isolamento pode ser diminuído após sete dias, caso o viajante realize um novo teste PCR, cujo resultado deve ser negativo para Covid-19.
Viajantes da União Europeia e da área Schengen, têm a entrada autorizada no país com o certificado digital Covid-19. Os que não possuem o documento, devem apresentar teste PCR ou de antígeno negativo (72h e 48h, respectivamente), comprovante de vacinação ou um atestado de recuperação da doença. Para esses turistas, ainda é possível realizar um teste rápido de antígeno ao entrar em território croata.
Vacinação
De acordo com a ECDC, 42% da população croata já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19. O país anunciou, em julho, que está vacinando estrangeiros que vivem ou passam férias no país gratuitamente. A ampliação do esquema de vacinação ocorre em função do excesso de doses disponíveis em todos os distritos croatas.
Para receber o imunizante, basta comparecer a algum dos pontos de vacinação que funcione sem agendamento prévio, com o passaporte em mãos. Os estrangeiros que desejarem informações acerca dos locais onde ocorre a aplicação das vacinas, podem entrar em contato com a municipalidade desejada através dos números de telefone fornecidos pelo Instituto Croata de Saúde Pública.