Croácia recebe quase 300 mil turistas no final de semana

Número de turistas neste ano, na Croácia, já é 58% maior do que em 2020. Foto: Canva.


Temperaturas altas, praias paradisíacas e flexibilização das restrições da pandemia. Nesse final de semana, essa combinação fez o número de turistas disparar no território croata. Entre a última sexta-feira (18) e domingo (20), o país contabilizou 288 mil visitantes, segundo dados repassados pelo Ministério do Turismo croata ao Agora Europa. O número representa um aumento de mais de cem mil turistas em relação ao registrado no primeiro final de semana de junho, quando 185 mil pessoas haviam visitado o país.

O volume de turistas é calculado pelo sistema eVisitors, que registra quantas pessoas realizaram check-in em um hotel, pousada ou hostel. Nesse final de semana, por exemplo, oito em cada 10 turistas eram estrangeiros. Apenas 21% dos visitantes eram cidadãos croatas. A ministra do Turismo, Nikolina Brnjac, comemorou o marco, e afirma que os números refletem as rigorosas medidas epidemiológicas adotadas pelo país para conter o avanço da Covid-19:

“Esta é uma confirmação de que os turistas veem a bandeira da Croácia como um destino seguro para a sua estadia e férias. Criamos todas as condições para isso, e o cumprimento das medidas epidemiológicas continua sendo fundamental para manter essa situação favorável e conseguir uma temporada bem-sucedida”, afirmou Brnjac pelas redes sociais.

Desde o início deste ano, a Croácia já recebeu 1,9 milhão de turistas. Este volume representa um aumento de 58% da presença de visitantes no país, se comparado com o mesmo período no ano passado. Recentemente, o governo croata reformulou as regras para o acesso de turistas ao país, o que elevou as esperanças de quem não mora na Europa. A Embaixada brasileira de Zagrebe, no entanto, desaconselha a realização de viagens não essenciais ao país para quem reside no Brasil.

Croácia contabiliza 59 casos de Covid-19 para cada 100 mil habitantes

Na última quinta-feira (17), o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, em inglês) classificou o país, que tinha risco alto de contágio até então, com “bandeira laranja”. A mudança coloca a Croácia em na categoria de “risco moderado de infecção por Covid-19”.

Diante do reduzido número de infecções, o ministro de Interiores do país, Davor Božinović, anunciou recentemente um novo relaxamento das medidas restritivas da pandemia a partir do dia 1º de julho. Pessoas vacinadas, com teste negativo para Covid-19 ou que tenham se recuperado da doença nos últimos meses poderão participar de eventos de grande porte, como partidas de futebol, sem limite de horário. As novas medidas, no entanto, são válidas apenas para as pessoas que possuírem o Certificados Digital de Covid-19 da União Europeia.

Compartilhar

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *