União Europeia aprova entrada da Croácia no Espaço Schengen

Decisão entra em vigor no dia 1º de janeiro. Foto: Canva

A partir de 2023, vai aumentar a lista de países que integram o Espaço Schengen. O Conselho Europeu aprovou, nesta quinta-feira (8), a entrada da Croácia no acordo. A decisão entra em vigor após a virada do ano, no dia 1º de janeiro, justamente quando o país dos Bálcãs adotará a moeda única do bloco, o euro.

Com a entrada da Croácia no Espaço Schengen, serão retirados os procedimentos de controle de passaporte de viajantes nas fronteiras terrestres e marítimas com os outros 26 integrantes da ”zona livre de vistos”. Para quem viaja de avião, no entanto, a regra, válida para estadias de até 90 dias, passará a vigorar somente no dia 26 de março de 2023.

Para o primeiro-ministro croata, Andrej Plenković, a inclusão do território vai beneficiar os cidadãos e a economia, já que 75% dos turistas que entram na Croácia viajam de Estados-Membros do espaço Schengen. Desde 2013, quando foi aprovado o ingresso croata na União Europeia (UE), governantes locais trabalhavam para cumprir os requisitos exigidos pelo bloco para integrar a área livre de vistos.

Entre as demandas, estavam a adesão a um sistema comum de controle de fronteiras internas, cooperação policial entre-países e emissão de visto padrão. A manutenção de alto nível de segurança, uma vez que a fiscalização de trânsito de pessoas na zona é abolido, é outra solicitação das autoridades europeias.

Leia mais:
Entenda como funciona o visto para nômades digitais na Croácia
Espanha aprova visto para nômades digitais
Vistos para procura de trabalho em Portugal já podem ser solicitados

A Bulgária e a Romênia, que, assim como a Croácia, tiveram os tratados de adesão aprovados pelo Conselho Europeu em novembro deste ano, ainda não foram autorizadas a ingressar no Espaço Schengen, apesar de cumprirem todas as exigências da UE. Segundo Vít Rakušan, ministro do interior da República Tcheca, Estado-Membro que está atualmente na presidência do Conselho, os países poderão ser integrados em um futuro próximo:

“Estou confiante de que esses sucessos abrirão o caminho para que outros estados membros que preencham as condições para dar o próximo passo em suas jornadas europeias, e meus colegas e eu continuaremos a trabalhar duro para garantir que possamos receber a Bulgária e a Romênia na família Schengen em um futuro próximo”, afirmou Vít. Atualmente, o Chipre também está com adesão pendente para entrada no acordo.

O Espaço Schengen iniciou em 1985, inicialmente apenas com cinco países, com adesão dos demais ao longo dos anos. Até agora, a extensão do território europeu abrangida pelo acordo é de 42.673 quilômetros de fronteiras marítimas e 7.721 quilômetros de fronteiras terrestres.

Segundo dados do bloco, através do acordo de Schengen é possível a livre circulação de mais de 400 milhões de cidadãos dos Estados-Membros, residentes legais, além de turistas que visitam os países integrantes.

Compartilhar