Croácia é autorizada a adotar o Euro como moeda a partir de 1º de janeiro

A Comissão Europeia concluiu que a Croácia cumpre todos os requisitos para adotar o Euro como moeda oficial a partir do dia 1º de janeiro de 2023. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (1º) pela instituição. 

Caso o plano se confirme como previsto, o território croata será o vigésimo país do bloco europeu a substituir a moeda nacional pelo Euro. Atualmente, a moeda croata é a kuna (HRK). Em julho do próximo ano, a Croácia também celebra 10 anos desde o ingresso na União Europeia (UE), iniciado em 2013.

Além da Croácia, que já recebeu o sinal verde da Comissão Europeia, outros seis países também estão na lista de candidatos para a adoção do Euro como moeda nacional: Bulgária, República Checa, Hungria, Polônia, Romênia e Suécia. No entanto, atualmente, apenas o país croata preenche todos os requisitos exigidos pelo bloco europeu:

“O Relatório conclui que a Croácia cumpre os quatro critérios de convergência nominal e a sua legislação é totalmente compatível com os requisitos do Tratado e dos Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais (BCE)”, resume o comunicado da Comissão Europeia.

Os quatro critérios para entrada na Zona do Euro

Segundo o Conselho da União Europeia, os países do bloco só podem entrar na Zona do Euro se preencherem os quatro critérios mínimos de convergência:

1. Estabilidade dos preços, que determina que a taxa de inflação não pode exceder em mais de 1,5 ponto percentual as taxas dos três Estados-Membros com melhores resultados;

2. Finanças públicas sólidas e sustentáveis;

3. Estabilidade das taxas de câmbio;

4. Taxas de juro a longo prazo, que não pode exceder em mais de dois pontos percentuais as taxas dos três Estados-Membros com melhores resultados em termos de estabilidade de preços.

Decisão final está prevista para julho

Embora o parecer favorável da Comissão Europeia já represente um passo quase definitivo em relação à entrada da Croácia na Zona do Euro, a decisão final só deve ocorrer na primeira quinzena de julho, conforme prevê a instituição. Agora, a Comissão encaminhará a discussão do tema para o Eurogrupo, ao Conselho Europeu, ao Parlamento Europeu e ao Banco Central Europeu.

Atuais membros da Zona do Euro

  1. Áustria
  2. Bélgica
  3. Chipre
  4. Estônia
  5. Finlândia
  6. França
  7. Alemanha
  8. Grécia
  9. Irlanda
  10. Itália
  11. Letônia
  12. Lituânia
  13. Luxemburgo
  14. Malta
  15. Holanda
  16. Portugal
  17. Eslováquia
  18. Eslovênia
  19. Espanha

Andorra, Mônaco, San Marino e a Cidade do Vaticano também utilizam o Euro como moeda nacional como resultado de acordos monetários firmados com a União Europeia. Os quatro territórios também podem emitir as próprias moedas de Euro, mas devem cumprir os critérios definidos pelo bloco. Por não fazerem parte da UE, no entanto, nenhum deles pode integrar a Zona do Euro.

Compartilhar