Novas regras passam a valer a partir da próxima segunda-feira (26). O decreto ainda impõe medidas epidemiológicas adicionais aos turistas britânicos, russos e cipriotas. Foto: Canva
Pafos, Chipre.
Turistas que viajam do Brasil, assim como da África do Sul, Zanzibar e Índia, deverão cumprir quarentena obrigatória de 14 dias a partir da próxima segunda-feira (26) na Croácia. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (21) e visa conter o avanço de novas variantes da Covid-19 em território croata. A medida também é valida para turistas totalmente vacinados ou que tiveram coronavírus nos últimos seis meses.
De acordo com a nova regra, o período de isolamento compulsório pode ser diminuído após sete dias, caso o viajante realize um novo teste PCR, cujo resultado deve ser negativo para Covid-19. O decreto, publicado pelo Instituto Croata de Saúde Pública (HZJZ), também impõe restrições adicionais aos viajantes britânicos, russos e cipriotas, que deverão apresentar teste PCR ou de antígeno recentes para entrar no país (72h e 48h antes da chegada na Croácia, respectivamente).
A novidade é que a regras agora passam a valer também para turistas totalmente vacinados ou recuperados da doença que viajam dessas regiões. A decisão, segundo o HZJZ, acontece por causa da piora no quadro de infecções nesses países na última semana.
A Croácia reabriu as fronteiras para viagens internacionais em abril deste ano como medida emergencial e já registra, de acordo com o Ministério do Turismo, um índice 20% maior de turistas em comparação ao mesmo período no ano passado.
No momento em que as autoridades croatas reportam crescimento da presença de veranistas estrangeiros, o país também apresenta gradual crescimento de novas infecções por Covid-19 com um aumento de 45% de casos positivos em apenas uma semana. A Croácia, que tinha risco baixo de contágio por coronavírus há um mês, foi recentemente adicionada à lista de países com risco moderado de infecção pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, em inglês).
Desde a última sexta-feira (16), turistas em viagem ao país podem se vacinar gratuitamente. Cerca de 45% da população adulta já recebeu as duas doses do imunizante contra a Covid-19 na Croácia. Até o momento, 1.599.146 pessoas já receberam a primeira dose de uma das vacinas contra coronavírus e 1.349.652 já estão completamente vacinadas.
A Croácia contabiliza 361.950 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Ao todo, 8.244 morreram no país em decorrência do vírus.