
Berlim, Alemanha.
Mais de 15 grandes tendas com diversos rótulos de cerveja, trajes típicos, salsichas, pretzels, batatas, diversão e música: em dois meses, esse será o clima da Oktoberfest de Munique, tradicional festa alemã que começa no dia 17 de setembro e vai até 3 de outubro. A 187ª edição vai ocorrer após três anos, com dois adiamentos por causa da pandemia de Covid-19.
A cada ano, cerca de seis milhões de pessoas frequentam a festa, que tem entrada gratuita e é realizada na capital do estado da Baviera, no sudoeste do país. Uma das novidade desta edição é uma tenda com 15 metros de altura. O espaço é o mais alto de todos, podendo comportar em um total de 8.250 pessoas e até 560 convidados na parte da varanda.
Além das tradicionais grandes canecas de cerveja, o evento também é um programa para famílias com crianças. No espaço ao ar livre, o público pode ter a sensação de estar dentro de um parque de diversões. Há opções de brinquedos dos mais variados, de montanha-russa à emblemática roda gigante de Willenborg de 50 metros de altura, que faz parte da festa desde 1979.
Com a entrada livre, os visitantes pagam somente o que for consumido dentro do parque. De acordo com a comissão organizadora, o preço da cerveja está entre 12,60 a 13,80 euros, o que significa uma média de 15,77% a mais do que o valor em 2019.
Nas grandes tendas, um quarto dos lugares não são reserváveis. No entanto, para quem deseja garantir o espaço, é necessário efetuar com antecedência e diretamente com as respectivas empresas. A organização libera reservas para mesas inteiras, que acomodam de oito a dez pessoas. O custo médio é de 350 euros no total.
Até o momento, não há planos de medidas restritivas devido ao coronavírus. A confirmação da edição deste ano ocorreu no final de abril, pelo prefeito de Munique, Dieter Reiter. Na ocasião, Clemens Baumgärtner, diretor de economia da cidade e chefe do evento, vibrou sobre a decisão da retomada da festa: “Todos os fãs estão felizes hoje. Eu pessoalmente também estou muito feliz. A decisão dá perspectiva. Para as pessoas e para a economia”, celebrou Clemens.
Funcionamento e local do parque
As barracas de cervejas abrem às 9h no dia da abertura do evento (17), aos finais de semana, e no feriado nacional de 3 de outubro. Já durante a semana, de segunda a sexta-feira, o funcionamento é das 10h às 23h30. O local da festa é o Theresienwiese, um campo aberto no centro da cidade com uma área de 46 hectares.
A origem da festa foi dada em 12 de outubro de 1810, em comemoração ao casamento do príncipe herdeiro da Baviera, que depois se tornou o rei Luís I, com a princesa Teresa von Sachsen-Hildburghausen. O evento terminou cinco dias depois com uma corrida da cavalos e, no ano seguinte, a corrida foi combinada com uma feira agrícola da região. Em 1818, foram introduzidas barracas que serviam comidas e bebidas e, no fim do século 20, os espaços transformaram-se em grandes cervejarias.