Temporada de verão em Portugal terá quase 600 praias com salva-vidas

Praias de Cascais são as primeiras a abrirem a temporada oficialmente. Foto: Canva


A temporada de verão, com abertura oficial das praias do país, começa no próximo sábado (7) em Portugal. Neste ano, serão quase 600 praias vigiadas e com salva-vidas, de acordo com comunicado emitido pelas autoridades portuguesas nesta quinta-feira (5).

São cerca de 20 praias a mais do que em 2021. Além desses locais, estarão à disposição do público 645 águas balneares, que são águas paradas ou correntes utilizadas por banhistas. São 11 a mais do que no ano passado.

O início da temporada de verão no país será gradual. Neste final de semana, começa nas praias de Cascais, a 32 quilômetros de Lisboa, em nas praias de Porto Santo e Porto Muniz, na Ilha da Madeira, localizada no oceano Atlântico.

A partir de 15 de maio, serão abertas oficialmente as praias do Algarve, no Sul do país e o restante a partir de 1º de junho. Todas as praias certificadas, conhecidas como praias balneares, são vigiadas, com assistência aos visitantes e os salva-vidas. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a responsável por analisar a qualidade das águas. 

Em Portugal, está disponível um aplicativo, o “Info Praia”, que possui informações informações sobre úteis sobre os locais, como os equipamentos disponíveis e a qualidade da água, além do nível de ocupação.

Diferente dos últimos dois anos, em 2022 não está prevista nenhuma medida de restrição nas praias. Nas temporadas anteriores, era obrigatório o distanciamento social e o uso de máscaras em alguns contextos, por causa da pandemia de Covid-19. 

Compartilhar