SEF: atendimento sem hora marcada começa neste sábado em Coimbra


A partir deste sábado (8), imigrantes na cidade de Coimbra, no Centro de Portugal, poderão realizar atendimentos sem hora marcada no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Segundo comunicado do órgão, a iniciativa é um projeto piloto que funcionará sempre aos sábados.

“Trata-se de uma medida que estará em teste e que tem como finalidade agilizar agendamentos, aumentando, assim, a capacidade de atendimento”, destaca o documento. A nova modalidade estará disponível no horário das 8h30min às 13h30min, com um número limitado de senhas.

Entre os atendimentos que podem ser realizados através do novo serviço, está a concessão de autorizações de residência para atividade de investimento e do regime comunitário, este último aplicado somente aos cidadãos da União Europeia (UE). Além disso, o público geral, incluindo os imigrantes brasileiros, poderá encaminhar a renovação de residências, nos casos em que não for possível realizar o procedimento de maneira digital.

De acordo com o SEF, serão disponibilizadas 15 senhas para a renovação de títulos de residência e outras 15 para a concessão de vistos aos requerentes dos Estados-Membros da UE, beneficiados pelo Código Comunitário de Vistos. O atendimento ocorre no balcão do órgão, localizado na Loja do Cidadão da cidade.

Já no SEF da Delegação Regional de Coimbra, serão distribuídas seis senhas para residência a partir de atividade de investimento em Portugal. Assim como no balcão, o serviço funcionará das 8h30min às 13h30min. 

Com a pandemia de Covid-19, o SEF tem priorizado a realização de serviços de maneira digital. Desde julho de 2020, em todo o país, as renovações de residência em Portugal podem ser solicitadas pelo site, sem necessidade de ir presencialmente a um balcão do órgão. Conforme a assessoria do órgão, já são mais de 161 mil renovações pela nova modalidade.

Nesta semana, foi liberada a renovação dos documentos que vencem até o final de março deste ano. De acordo com o SEF, nesta etapa serão contemplados 29 mil imigrantes que residem no país.

Compartilhar

1 Comment

Comments are closed.