Portugal vai homenagear navegador com moeda comemorativa de 7,5 euros


A partir da próxima quinta-feira (5), pagar uma conta de 7,5 euros será possível com apenas uma moeda em Portugal. O Banco Central do país vai colocar em circulação uma moeda especial, no valor de 7,5 euros, em homenagem ao navegador Fernão de Magalhães, considerado o primeiro homem a dar a volta ao mundo em uma embarcação.

A moeda é chamada de “Conclusão 1522”, em alusão ao ano em que a expedição terminou. A confecção é de prata e traz a representação do barco “Nau Victoria”, o único da viagem que retornou à Espanha após a volta ao mundo.

Moeda é de prata. Foto: Divulgação / Banco de Portugal

Fernão, que nasceu no município português de Sabrosa em 1480, foi o líder da expedição iniciada em 1519. De acordo com registros históricos, ele morreu em 1521 nas Filipinas, durante um confronto com habitantes locais. 

Foram produzidos 50 mil exemplares da edição especial, que estarão disponíveis nas agências banco estatal. De acordo com comunicado da instituição bancária, a moeda especial será válida apenas em território português.

Essa não é a primeira moeda de 7,5 euros em prata lançada no país. Em fevereiro deste ano, uma edição no mesmo valor homenageou o centenário do escritor José Saramago. Foram colocados em circulação 30 mil exemplares da edição especial.

Além dessas duas moedas com valores considerados incomuns, o banco realizou, no final de março, uma homenagem a outro capítulo da história portuguesa: o centenário da travessia do Oceano Atlântico sul, representada por um hidroavião, a Estrela de Magalhães e as 12 estrelas da União Europeia (UE) ao redor.  Foram colocados em circulação 1 milhão de exemplares da moeda, confeccionada em ouro.

Compartilhar