Portugal: taxa de desemprego recua 15% em um ano

A taxa que mede o desemprego em Portugal recuou 15% em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando o país ainda estava sob lockdown parcial na segunda onda da Covid-19. Atualmente, o índice geral de desemprego do país é de 5,7%. A porcentagem foi revelada nesta segunda-feira (2) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No último mês de fevereiro, os lusitanos contavam com 292 mil trabalhadores sem emprego, enquanto no mesmo período de 2021 esse número era de 344 pessoas. Uma das trabalhadoras que saiu das estatísticas do desemprego, neste ano, é a brasileira Amanda Karoline Ribeiro, moradora da cidade do Porto.

A imigrante, natural do Rio Grande do Norte, enfrentou dificuldades para encontrar um trabalho formal no início do ano passado, quando se viu sem emprego: “Estava tudo fechado. Eu mandava currículo, deixava na porta dos estabelecimentos, mas nada”, recorda Amanda, que reside em Portugal há quatro anos.

De acordo com a profissional, a oportunidade só veio em julho de 2021, quando parte das restrições foram aliviadas. A brasileira conseguiu um emprego na área de limpezas em um hotel, área ligada ao turismo, que vem sendo retomado nos últimos meses no país. Agora, a imigrante está atuando em uma empresa terceirizada de reservas de alojamentos turísticos.

O setor do turismo, um dos mais importantes para a economia de Portugal, tem demonstrado sinais de recuperação a cada mês. Em março deste ano, houve aumento de 464% no número de hóspedes, na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Apesar da retomada, o setor ainda não atingiu os patamares de antes da pandemia. De acordo com o INE, no primeiro trimestre deste ano, houve uma diminuição de 18,8% nas estadias em Portugal, quando comparado com o mesmo período de 2019. O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirma que a taxa de desemprego atual, em Portugal, é a menor dos últimos 20 anos.

Compartilhar