Portugal mantém viagens de turismo do Brasil até 9 de janeiro

Todos os passageiros serão fiscalizados na chegada ao país. Foto: Amanda Lima / Agora Europa


Apesar do reforço no controle das fronteiras diante de uma nova onda da pandemia de Covid-19 na Europa, Portugal manteve a liberação para viagens turísticas do Brasil durante o mês de dezembro. A informação foi confirmada pelo Ministério da Administração Interna ao Agora Europa em coletiva de imprensa nesta terça-feira (30). A liberação segue até 9 de janeiro de 2022.

A mudança está na obrigatoriedade de teste para todos os passageiros acima dos 12 anos que chegam em território português, independente de estarem vacinados. Antes, os viajantes do Brasil que possuíam o certificado europeu de imunização estavam isentos do exame.

São aceitos testes PCR negativos, realizados 72 horas antes do embarque, ou antígenos aprovados na União Europeia (UE), feitos em laboratório nas 48 horas anteriores à viagem. Exames rápidos feitos na hora não são aceitos para entrada no país. 

Todos os passageiros serão fiscalizados na chegada aos aeroportos portugueses. Além de multa, os turistas que não apresentarem teste negativo terão a entrada proibida pelas autoridades. Já os residentes terão a oportunidade de fazer um exame nas instalações do aeroporto, que deverá ser pago pelo próprio viajante.

Seguranças privados foram contratados para auxiliar policiais e inspetores de fronteiras nas fiscalizações. O aeroporto adotará um sistema de pulseiras nos passageiros que já foram controlados, para evitar que passem pela inspeção duas vezes.

Rui Alves, diretor da Ana Aeroportos, que faz a gestão dos aeroportos de Portugal, pediu compreensão às pessoas que não vão viajar para que evitem ir aos aeroportos neste período. No caso do Aeroporto de Lisboa, a área de chegada não estará acessível para visitantes, uma vez que o local será reservado para a fiscalização dos testes.

Familiares e demais pessoas que esperam passageiros, terão que esperar do lado de fora das instalações. A estimativa é de que mais de 1 milhão de pessoas circulem pelo aeroporto da capital em dezembro.

Compartilhar

7 Comments

Comments are closed.