Lisboa, Portugal.
Imigrantes que possuem uma Autorização de Residência (AR) prestes a vencer em Portugal já podem fazer a renovação do documento. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) abriu, na manhã desta quarta-feira (24), 7.080 vagas para a renovação dos vistos. A divulgação das marcações ocorreu através da página do Facebook.
Em resposta ao Agora Europa, o órgão confirma que o agendamento não é pelo portal online, mas sim, através da central de contato telefônico. Os números são: +351 217 115 000 ou +351 965 903 700. Segundo a assessoria de imprensa do SEF, “é preciso insistir”, uma vez que, desde cedo, muitas pessoas ligam para a central em busca de vagas.
O SEF assegura que os agendamentos são para todos os tipos de renovações. Nesta semana, a organização “Estudantes Internacionais” informou ao Agora Europa que os universitários enfrentavam dificuldades na renovação dos documentos.
“Essa situação, perto do fim do ano, nos gera muita insegurança, são vidas de pessoas que dependem disso para firmar contratos de trabalho, viajar e ver a família no Natal”, explica Caroline Napolitano, representante do grupo.
Vagas para reagrupamento familiar e outros tipos
A campanha anunciada hoje pelo SEF possui um total de 25.200 vagas para diversos tipos de procedimentos, entre eles, o de Reagrupamento Familiar, processo de residência para cônjuges ou filhos de cidadãos que já possuem autorização para residir no país. São 2.940 vagas disponibilizadas e que devem ser agendadas pelo telefone.
Para outros tipos de residência especiais previstos em lei, como a de menores ou para quem tinha um visto de estadia temporária e deseja estender, foram abertas 5.440 vagas. No caso de investidores, o número de agendamentos liberados é de 1.400. Para esta última categoria, especificamente, a marcação também pode ser feita pelo portal online do SEF.
Já os turistas de fora da União Europeia (UE) que chegaram nos últimos 90 dias e pretendem continuar no país, o órgão disponibilizou 1.040 vagas para “prorrogação de permanência” em Portugal. Ao mesmo tempo, o órgão liberou oportunidades de marcações de residência para cidadãos da União Europeia (UE), com um total de 5.680 vagas. Em ambas as situações, além do telefone, o procedimento pode ser realizado no portal online.
Vagas para trabalhadores
No caso dos imigrantes que esperam vagas através da Manifestação de Interesse (MI), por contrato de trabalho ou como trabalhador independente, continua a convocação automática, sem a necessidade de ligar para solicitar uma vaga. Neste momento, estão sendo agendados os estrangeiros que fizeram o pedido de residência em abril de 2020.
O processo mudou em agosto do ano passado, após reivindicações de imigrantes. Mais de 55 mil estrangeiros já tiveram a entrevista de legalização agendada desde a mudança.