Portugal está sob risco de temporais até quinta-feira


A semana começou com forte chuva em Portugal. Tanto a Proteção Civil quanto o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertam para “uma situação de muita instabilidade”, com risco de temporais até a próxima quinta-feira (16) em todo o país. Segundo as autoridades, deve ser esperada chuva “localmente forte”, granizo, trovoadas e “fenômenos extremos de vento”.

O IPMA destaca que os impactos serão maiores nas áreas urbanas, principalmente na Área Metropolitana de Lisboa (AML), onde podem ocorrer cheias e inundações, tanto pelo volume de água quanto pelo acúmulo em bueiros. Nas rodovias, as autoridades pedem uma “direção defensiva” aos motoristas para evitar acidentes. Também é recomendado não atravessar áreas inundadas.

Em Lisboa e região, a Proteção Civil orienta que a população fique longe dos rios e não ande em barcos pequenos. As mesmas autoridades ainda recomendam evitar o transporte de bicicleta, que é bastante utilizado na capital portuguesa.

De acordo com os meteorologistas, a situação é causada por uma depressão que se aproxima do país, associada a uma “massa de ar tropical, instável e com elevado conteúdo em vapor de água”. Além dos temporais, está prevista uma queda nas temperaturas em todo o território já a partir desta segunda-feira (13).

Compartilhar