Milhares de pessoas participam de peregrinação ao Santuário de Fátima


A peregrinação anual ao Santuário de Fátima, em Portugal, reúne milhares de pessoas a partir desta quinta-feira (12). As celebrações se estendem até sexta-feira (13), data em que é comemorado o dia da santa católica.

Segundo a organização do evento, estão confirmados mais de 80 grupos de 18 países, incluindo o Brasil. O número exato de pessoas esperadas não foi informado pelo santuário. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o local recebeu 250 mil visitantes no dia 13 de maio. 

É a primeira vez, depois de dois anos, que o evento volta a ser realizado sem restrições e com a programação completa, incluindo o funcionamento total dos serviços de hospitalidade na cidade de Fátima. O município fica a cerca de 108 quilômetros de Lisboa.

Tradicionalmente, os peregrinos percorrem o chamado “Caminho de Fátima” a pé. O trajeto foi criado em 1996, para que os fiéis pudessem chegar ao santuário sem andar pelas estradas principais. Partindo de Lisboa, por exemplo, o caminho possui 143 quilômetros.

Desde o início de maio, quando os primeiros grupos começaram a chegar para a caminhada, a polícia realiza uma operação especial para prevenção de acidentes e controle do trânsito. A Proteção Civil também realiza uma ação de assistência aos participantes da peregrinação.

Programação

As missas no santuário começaram nesta manhã, com celebrações em sete idiomas diferentes. Às 16h30 será realizada a missa com participação dos doentes e às 17h30 uma procissão.

À meia-noite começa a vigília, que se estende durante toda a madrugada, seguida de nova procissão às 7h, reza do terço na Capela da Aparição da santa e missa de encerramento às 10h, com bênção aos doentes. Apesar da programação oficial ser somente até a sexta, o santuário segue aberto durante todo o final de semana. Toda a programação dos dois dias de evento é transmitida ao vivo pelo site do santuário, onde também constam mais detalhes sobre as celebrações.

Na quarta-feira (11), durante audiência pública semanal no Vaticano, o papa Francisco lembrou das celebrações em Fátima:  “O meu pensamento dirige-se também a quantos, nestes dias, rumam ao Santuário de Fátima, levando a Nossa Senhora as alegrias e as preocupações dos seus corações”, disse o líder da Igreja Católica.

Compartilhar