Igreja de Lisboa sedia exposição da coroa de Nossa Senhora de Fátima

A coroa de Nossa de Fátima estará exposta nesta quinta (7) e sexta-feira (8) em Lisboa. O local escolhido para apresentar a jóia é a Igreja de São Roque, no Centro da cidade. Segundo comunicado do Santuário de Fátima, é a primeira vez que o lugar recebe o acessório, considerado “a peça mais importante do santuário”.

Os fiéis poderão ver a coroa das 12h desta quinta-feira até às 18h de sexta-feira. Durante os dois dias de exposição, serão realizadas missas e celebrações especiais na Igreja de São Roque.

A apresentação da peça, que, segundo a Igreja Católica, tem “relevância que extravasa o valor artístico e patrimonial”, faz parte da 1ª Bienal de Joalharia Contemporânea, que ocorre em Lisboa com programação em vários pontos da Capital. Além da exposição, os organizadores do evento realizarão um debate com a presença de cinco curadores portugueses.

História da coroa

De acordo com o santuário, as jóias que compõem a coroa foram doadas em 1942 por um grupo de mulheres portuguesas, como forma de agradecimento à Nossa Senhora de Fátima por Portugal não ter entrado na Segunda Guerra Mundial. A coroação solene da imagem da santa ocorreu quatro anos depois, em 1946.

Segundo a paróquia, a jóia ganhou ainda mais valor após o atentado que atingiu o papa João Paulo II, em 1981. A bala que atingiu o pontífice foi colocada na peça em 1989 e segue até hoje. Atualmente, a coroa fica guardada no Santuário de Fátima, mas só é exposta ao público em ”dias solenes”. O Santuário de Fátima é um dos principais pontos turísticos do país e atrai milhares de turistas anualmente.

Compartilhar