Fim de semana com altas temperaturas e alerta de incêndio em Portugal

Máximas podem chegar aos 37° C
Foto: IPMA/Divulgação


O fim de semana será de altas temperaturas em Portugal, o que deixa o país com dois alertas: risco de incêndios e de exposição aos raios ultravioleta. A informação é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As máximas poderão chegar aos 37° C no país e não há previsão de chuva.

O instituto colocou a Ilha da Madeira, Setúbal, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Évora e Portalagre como locais de riscos máximo. A orientação é de evitar a exposição ao sol.

Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Leiria, Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, as ilha do Porto Santo e o arquipélago dos Açores estão em risco muito elevado. A orientação também é de evitar a exposição, principalmente das crianças. Recomenda-se ainda o uso de protetor solar, óculos e roupas que protejam a pele.

Risco de incêndios

O IPMA colocou Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança no risco de alerta máximo de incêndio. Outros conselhos do país estão com risco elevado ou muito elevado também neste final de semana. De acordo com o instituto, o alerta permanece até pelo menos terça-feira (14).

Um relatório recente da Associação Natureza Portugal/Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF) indica que o país é mais castigado por incêndios em toda a Europa. Os dados informam que a média de 17 mil sinistros por ano.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.