Desaparecimento de Madeleine McCann em Portugal completa 15 anos

Pais continuam à procura por Maddie. Foto: Divulgação


O desaparecimento da britânica Madeleine McCann, vista pela última vez no Algarve, em Portugal, completa 15 anos nesta terça-feira (3). Na época, ela tinha três anos e passava as férias com os pais na Praia da Luz em maio de 2007: “Este ano completamos 15 anos desde a última vez que vimos Madeleine. Não parece mais difícil do que qualquer outro, mas também não é mais fácil. É muito tempo”, escreveram Kate e Gerri McCann, pais da menina.

Em comunicado divulgado no site e nas redes sociais dedicados à Madeleine, eles destacaram que a necessidade de respostas “é essencial” e que um crime “verdadeiramente horrível” foi cometido: “Muitas pessoas falam sobre a necessidade de ‘fechamento’. Sempre pareceu um termo estranho. Independentemente do resultado, Madeleine sempre será nossa filha e um crime verdadeiramente horrível foi cometido. Essas coisas permanecerão”, disseram os britânicos, que são médicos e moram na Inglaterra.

Os pais da menina ainda fizeram um agradecimento ao trabalho das autoridades: “Agradecemos o trabalho contínuo e o empenho das autoridades britânicas, portuguesas e alemãs, pois é este esforço policial combinado que dará resultados e nos trará essas respostas”, ressaltaram Kate e Gerri.

No dia 21 de abril deste ano, o Ministério Público de Portimão, no Algarve, anunciou o indiciamento de um homem pelo crime. As autoridades não deram detalhes sobre a identidade do suspeito e disseram apenas que as investigações continuam, em cooperação com as autoridades da Alemanha e Inglaterra. As autoridades britânicas haviam divulgado, em 2021, que um cidadão alemão, de 44 anos, estava sendo investigado no caso e foi preso.

A Polícia Metropolitana (Scotland Yard), divulgou, nesta terça-feira (3), um comunicado alusivo à data: “Quinze anos depois do desaparecimento de Madeleine na Praia da Luz, nossos pensamentos, como sempre, estão com sua família”, destacou Mark Cranwell, chefe que cuida do caso.

De acordo com o inspetor, o desaparecimento de Maddie, como é conhecida, continua sendo investigado: “Os policiais continuam  investigando o caso e nossa equipe dedicada ainda está trabalhando em estreita colaboração com colegas policiais da Polícia Judiciária Portuguesa, bem como do Bundeskriminalamt [agência federal de investigações] alemão”. Ainda segundo Cranwell, o caso “continua sendo uma investigação de uma pessoa desaparecida e todos os envolvidos estão comprometidos em fazer o que pudermos para encontrar respostas.” 

Neste mês, também completa o aniversário de 19 anos da britânica. Quando desapareceu, na noite de 3 de maio de 2007, a menina estava prestes a fazer quatro anos. Ela passava as férias com a família e dormia com os irmãos, Sean e Amelie, em um quarto de hotel. Os pais jantavam com amigos em um restaurante próximo do local quando notaram que ela havia sumido. O desaparecimento de Madeleine ganhou repercussão internacional, sendo tema de diversos documentários e outras produções televisivas. 

Quem tiver informações pode entrar em contato com a polícia inglesa através do número (+44) 02073219251 ou do e-mail [email protected] A família também pode ser contatada pelo [email protected] ou através do site.

Compartilhar