Coimbra: SEF cancela atendimento sem agendamento por alta procura


O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) decidiu cancelar o atendimento sem agendamento prévio em Coimbra aos sábados, após duas edições do projeto piloto nos últimos finais de semana. Em resposta ao Agora Europa, o órgão informou que o cancelamento se deve à alta procura pelo serviço, “muito superior” ao número de senhas oferecidas. 

O limite estabelecido foi de 30 atendimentos para cada sábado. O SEF, no entanto, afirma que as pessoas foram para o local ainda durante a madrugada e causaram aglomeração na porta do local. Os atendimentos começavam às 8h30 da manhã. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, a iniciativa era um teste e a avaliação é de que a modalidade “não era a mais funcional”.

No entanto, o SEF confirmou que já estão sendo estudadas outras alternativas de atendimento sem marcação prévia para lidar com demanda dos estrangeiros. Nessa modalidade, que foi cancelada, os serviços oferecidos eram para concessão de autorizações de residência para atividade de investimento e do regime comunitário, esse último aplicado somente aos cidadãos da União Europeia (UE), além das renovações das residência que não se enquadram na modalidade digital. Sem o serviço antes oferecido, agora é necessário fazer a marcação pelo site ou telefone, quando forem disponibilizadas novas vagas.

Leia também
Conheça as opções para morar e trabalhar em Portugal sem ter cidadania europeia

Atendimento sem marcação para alteração de acesso ao site

Outro serviço implementado recentemente pelo SEF é o de alteração do email e senha do portal onde o processo de residência pode ser consultado. Os cidadãos que desejarem fazer a alteração podem ir aos balcões de atendimento sem marcação prévia. O órgão ressalta que esse é o único serviço disponibilizado sem agendamento.

Em Lisboa, a atividade funciona no posto da avenida António Augusto de Aguiar e na cidade do Porto no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM). Também no Norte de Portugal, a modalidade está disponível na delegação de Viana do Castelo. Na região Centro do país, a Loja do Cidadão de Coimbra e o posto de atendimento em Aveiro estão aptos para o serviço. No Sul do território luso, a delegação de Portalegre e Évora também atendem sem a marcação prévia, enquanto no Algarve, a atividade funciona no posto de Tavira.

Compartilhar