Chuva de meteoros será visível em Portugal nesta quinta-feira

Foto: Observatório Astronômico de Lisboa


Uma chuva de meteoros poderá ser vista em Portugal na noite de quinta-feira (12). Segundo o Observatório Astronômico de Lisboa, existem “excelentes condições para observação” do fenômeno no país. Estão previstos cerca de 100 meteoros por hora.

De acordo com o observatório, trata-se da “chuva de meteoros mais impressionante e popular do ano”. O fenômeno é conhecido como “Noite de Perseida” e ocorre sempre no verão do Hemisfério Norte.

Conforme especialistas, a intensidade varia anualmente, especialmente devido às condições da lua: “Se estiver uma lua cheia brilhante acima do horizonte durante a noite de atividade máxima, a exibição será reduzida, pois a maioria dos meteoros são tênues e o luar dificultará a sua visualização”, explica a entidade.

No entanto, nesta semana, o fenômeno ocorre sob a Lua Nova, o que irá facilitar a observação. Segundo comunicado, o melhor horário para assistir à chuva de meteoros a olho nu será a partir das 21h30min.

Neste horário, quando começar a anoitecer, os especialistas explicam que os meteoros são “especiais, pois percorrem uma grande distância no céu, durando mais tempo”.

Com o avançar da noite e durante a madrugada, o céu fica mais escuro e o fenômeno é cada vez mais visível. No entanto, os meteoros ficam cada vez mais curtos. Para quem quiser assistir, a orientação do observatório é de ir ao campo, em áreas longe das luzes urbanas.

Compartilhar