UE abre inscrições a jovens europeus para 60 mil passeios de trem gratuitos


Foram abertas, nesta terça-feira (12), as inscrições para passeios de trem gratuitos na União Europeia (UE). A iniciativa, chamada de “DiscoverEU”, é destinada a jovens com cidadania europeia e idade entre 18 e 20 anos. Nesta edição, 60 mil passagens serão oferecidas, de acordo com comunicado oficial da Comissão Europeia.

As inscrições seguem até o meio-dia do dia 26 de outubro. As viagens ocorrerão em 2022, considerado o “Ano Europeu da Juventude”. O programa é realizado anualmente, mas foi adiado em 2020 devido à pandemia de Covid-19. 

Para Margaritis Schinas, Vice-Presidente para o Modo de Vida Europeu, os jovens “sacrificaram valiosos momentos juvenis nos últimos 18 meses”. Já a comissária europeia de Inovação, Cultura e Juventude, destacou que será a oportunidade para “pegar um trem, alargar horizontes e aprendizagens”. 

Os bilhetes terão validade de um ano e cada contemplado pode escolher quando e para onde viajar. Também será permitido que grupos de até cinco pessoas, desde que estejam na faixa de idade do programa, possam viajar juntos.

A atual ronda de inscrição é para jovens europeus nascidos entre 1° de julho de 2001 a 31 de dezembro de 2003. O comunicado explica que, de forma excepcional, as pessoas com 19 e 20 também podem se inscrever,  uma vez que as duas últimas edições foram adiadas.

Das 60 mil passagens disponíveis, a distribuição será parcial de acordo com a população de cada Estado-Membro. Na última edição, em 2018-2019, mais de 350 mil jovens se inscreveram, sendo que 70 mil foram contemplados. Destes, 66% viajaram de trem pela primeira vez.

A escolha dos vencedores será feita a partir de uma análise de respostas aplicadas em um questionário sobre conhecimentos a respeito da União Europeia e as iniciativas do bloco para jovens. Também faz parte da seleção indicar quantos candidatos a atual rodada terá. Quem chegar mais perto da resposta, receberá pontos extras na classificação. As inscrições devem ser feitas no site do programa, onde constam todos os detalhes da iniciativa.

Compartilhar