Terremoto de magnitude 5,2 atinge região central da Croácia



A Croácia foi atingida, no início da manhã desta segunda-feira (28), por um terremoto de magnitude 5,2 graus na escala Richter. O epicentro do tremor ocorreu nas cidades de Sisak e Petrinju, ambas localizadas a cerca de 1 hora da capital Zagrebe de distância. De acordo com imagens divulgadas pelo perfil do primeiro-ministro do país, Andrej Plenković, algumas estruturas prediais foram danificadas. No entanto, ainda não foi divulgado um levantamento sobre todos os estragos causados pelo terromoto nas duas cidades que, juntas, possuem cerca de 75 mil habitantes.

Por meio das redes sociais, Plenković afirmou que os serviços públicos já estão atuando para ajudar a população da região atingida:.

Plenković (C) visita cidades atingidas pelo terremoto na Croácia. Foto: @AndrejPlenkovic / Twitter

“Visitamos Sisak e Petrinja após um forte terremoto no condado de Sisak-Moslavina. O mais importante é que não haja vítimas. Todos os serviços estão disponíveis e ajudaremos nossos concidadãos a reparar os danos”, destacou o primeiro-ministro croata.

Segundo o Serviço Sismológico croata, o tremor ocorreu às 6h28 da manhã no horário local. Até o momento, não há informações sobre feridos ou vítimas fatais em função do terremoto. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a entidade está atenta ao ocorrido no país croata e aberta para prestar qualquer ajuda que for necessária:

“Continue forte, Croácia! Depois de um poderoso terremoto esta manhã, a Comissão Europeia está em contato com o primeiro-ministro Andrej Plenković e com as autoridades croatas. Estamos acompanhando a situação de perto e estamos prontos para ajudar”, defendeu Ursula.

*Mais informações em seguida.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *