Portugal e Espanha alertam para altas temperaturas neste fim de semana

Além das altas temperaturas, onda de poeira do Saara deixa o céu nublado em Lisboa. Foto: Amanda Lima / Agora Europa


Portugal e Espanha registram temperaturas acima do normal para a época do ano. Meteorologistas alertam para a subida das máximas nos dois países durante o final de semana. De acordo com a previsão dos especialistas, os termômetros podem marcar 40ºC no território espanhol e até 38ºC em terras lusas.

“São temperaturas excepcionalmente altas para estas datas”, alerta a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha. Já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê que o dia com temperaturas mais altas seja sábado (21). 

Segundo os meteorologistas, o aumento está ligado a uma massa de ar quente e seco vinda da África, que traz também poeira. Com isso, a visibilidade pode ficar reduzida até a noite de sábado (21), além da possibilidade de prejudicar a qualidade do ar. 

Na Espanha, quase todas as regiões devem ter picos de temperaturas, com exceção do norte da Galiza, oeste do Golfo da Biscaia e Ilhas Canárias, devido ao vento. Já em Portugal, o Douro, as localidades que fazem fronteira com o território espanhol e ainda a região do rio Tejo (Lisboa) devem registrar os recordes de máximas. A previsão é de que a intensidade do calor diminua no domingo (22) em ambos os países.

A Direção Geral de Saúde (DGS) de Portugal emitiu um comunicado de alerta para as altas temperaturas. Os profissionais recomendam procurar ambientes frescos e climatizados, evitar exposição ao sol, principalmente entre às 11h e 17h, utilizar protetor solar e ingerir água, além de evitar bebidas alcóolicas.

O Ministério da Saúde espanhol indica recomendações semelhantes. O ministério ativou o Plano Nacional de Ações Preventivas para os Efeitos do Excesso de Temperatura na Saúde em seis regiões na quinta-feira (19). Em Jaén, Saragoça, Huesca, Salamanca e Leão está no nível um, enquanto em Granada o nível de alerta é dois. A escala vai de um a cinco, conforme o risco máximo de calor. 

Em Portugal, o nível de alerta para o risco de incêndios rurais foi ativado em 10 distritos: Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu. Até às 21h59min do dia 21, fica proibido realizar queimadas sem autorização e lançar balões.

Compartilhar