Irlanda prevê frio de até -7°C e neve cancela voos no Reino Unido

Os residentes da Irlanda se preparam para mais uma semana gelada no país com temperaturas negativas. Na noite deste domingo (11), avançando pela madrugada de segunda (12), os termômetros podem atingir até sete graus abaixo de zero na ilha esmeralda. A previsão é do Serviço Nacional de Meteorologia Irlandês (Met Éireann, em gaélico), que também estendeu o status de alerta no país.

A região central norte da Irlanda, onde se localizam condados como Longford, Ballymahoon e Roscommon, deve ser a mais fria da próxima madrugada. Entre 1h e 6h da manhã, os termômetros devem marcar entre -6 e -7 graus Célsius.

Nesta segunda, o “Alerta Laranja”, que prevê geada severa, será substituído pelo “Alerta Amarelo”. Embora a previsão seja de uma semana menos congelante do que a passada, quando diversas partes do país registraram queda de neve – incluindo a capital Dublin -, as estruturas públicas continuarão mobilizadas para dias com baixas temperaturas pelo menos até a próxima sexta-feira (16).

Aeroportos afetados

As baixas temperaturas também afetam os voos programados entre Dublin e destinos do Reino Unido, como os aeroportos que cercam a capital inglesa. Por volta das 10 horas da noite deste domingo, a administração do aeroporto Stansted, na Grande Londres, fechou a pista de pousos e decolagens em função do acúmulo de neve formado na região.

Entre as 6h horas da tarde e as 8h da noite, a pista do aeroporto de Gatwick, na capital inglesa, também ficou fechado pelo mesmo motivo. A interrupção das decolagens e aterrissagens já provocou o cancelamento de 65 voos com destino ao aeroporto.

Passageiros com voos programados para os dois aeroportos, Stansted e Gatwick, devem contactar as empresas aéreas para obter mais informações a respeito dos voos. A recomendação foi reforçada também pelo Aeroporto de Dublin, pelas redes sociais:

“Algumas companhias aéreas foram forçadas a cancelar voos esta noite devido à neve na área da Grande Londres, resultando no fechamento do aeroporto de Stansted. Novos cancelamentos são esperados pela manhã nos aeroportos de Londres. Por favor, verifique o status do seu voo com antecedência com sua companhia aérea”.

Contactado pelo Agora Europa, o Aeroporto de Dublin ainda não informou quantos voos foram cancelados ou estão atrasados em função dos eventos climáticos que afetam o tráfego nos aeroportos britânicos. No momento da publicação desta reportagem, no entanto, seis viagens com destino ao Reino Unido estavam atrasadas, sem horário previsto para embarque a partir da capital irlandesa.

Compartilhar