Físico que ligou aquecimento global à ação humana recebe Prêmio Nobel

A Fundação Nobel anunciou, na tarde desta terça-feira (5), os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2021. O cientista alemão Klaus Hasselmann, do Instituto Max Planck de Meteorologia, em Hamburgo, foi reconhecido após criar um modelo que quantifica a variabilidade climática e prevê, assim, o aquecimento global de maneira confiável.

Através do metódo desenvolvido por Hasselmann e que tem sido testado desde os anos 70, é possível relacionar a atividade humana à crescente temperatura na Terra. Ele confirma que o aumento do calor na atmosfera se deve às emissões de dióxido de carbono pelo homem. O alemão divide o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a quase um milhão de euros, com outros dois cientistas.

O japonês Syukuro Manabe, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, recebe o reconhecimento da academia pelas importantes descobertas sobre a crise climática que atinge o planeta. Como Klaus Hasselmann, ele também responsabiliza os humanos pelo aquecimento global. Segundo a fundação, as investigações conduzidas por Manabe serviram como inspiração para o os modelos climáticos utilizados nos dias de hoje.

O italiano Giorgio Parisi, professor da Universidade Sapienza de Roma, é o terceiro cientista a ser contemplado pela entidade sueca. De acordo com a comissão, as revelações de Parisi ”estão entre as contribuições mais importantes para a teoria dos sistemas complexos”. 

Através da pesquisa liderada pelo italiano, onde a interação microscópica entre os átomos é demonstrada, é possível entender e descrever diferentes materiais e fenômenos, que, aparentemente, não são relacionados. O efeito descoberto, no entanto, pode ser aplicado a diversos sistemas. De maneira prática, as contribuições do professor da Universidade Sapienza podem ser utilizadas em áreas como a matemática, biologia, neurociência e nos estudos de máquinas.

Para Thors Hans Hansson, presidente do Comitê Nobel de Física, os laureados deste ano contribuíram com seus trabalhos para o conhecimento profundo da evolução dos sistemas físicos complexos: ”As descobertas reconhecidas este ano demonstram que o nosso conhecimento sobre o clima está alicerçado numa base científica sólida, baseada numa análise rigorosa das observações”, reconheceu.

O Prêmio Nobel de Física é uma notável condecoração a importantes pesquisadores que se destacam em estudos da área. A premiação é atribuída anualmente, desde de 1901. O físico Albert Einstein é um dos famosos a ter recebido o prêmio, no ano de 1921. 

Compartilhar