Europa inicia temporada 2023 de mercados natalinos: veja os principais

À medida que o final do ano se aproxima, diversas cidades europeias ganham vida com a magia dos mercados natalinos. De Edimburgo a Praga, passando por Dresden e Viena, os estandes de Natal transformam praças históricas e ruas de paralelepípedos em cenários de conto de fadas, onde luzes cintilantes e melodias natalinas criam um ambiente acolhedor para moradores e turistas.

Cada mercado, no entanto, possui uma personalidade própria, refletindo a cultura e as tradições locais, seja pelas barracas de artesanato que oferecem produtos únicos, ou pelos aromas tentadores de iguarias sazonais. Por isso, nesta breve reportagem, o Agora Europa detalha o cronograna de 15 dos mais importantes mercados natalinos da Europa.

1 – Dresden (Alemanha)

Nenhum mercado alemão representa tão bem o espírito natalino quanto o montado anualmente em Dresden, no leste do país. No próximo dia 29, a cidade saxã dará mais uma vez palco a um dos mais tradicionais “Christmas Markets” do mundo, que todos os anos recebe a visita de quase 3 milhões de pessoas. O “Striezelmarkt” é também um dos mais antigos mercados natalinos do mundo, com os primeiros registros datando de 1434.

Duração: 29 de novembro a 24 de dezembro.
Horário: 10h às 21h*.
Local: Altmarkt Square
Entrada gratuita.

*29/11: 16h – 21h | 24/12: 10h – 14h.

2 – Viena (Áustria)

O Mercado de Natal de Viena se destaca como um dos mais encantadores mercados de Natal da Europa. Com sustentabilidade como prioridade, o mercado orgulhosamente carrega o título de ÖkoEvent desde 2022, com 75% dos produtos, alimentos e bebidas sendo orgânicos e de origem sustentável. Os visitantes podem explorar uma variedade de barracas de mercado e atrações, oferecendo uma gama única de itens, desde brinquedos e decorações festivas até acessórios de vestuário de inverno.

Duração: 10 de novembro a 26 de dezembro.
Local: Rathausplatz.
Horário: 10h – 22h*.
Entrada gratuita.

*No dia 24 de dezembro, o mercado fecha às 18h30.

3 – Edimburgo (Escócia)

Sete semanas. Este é o período em que turistas ou residentes de Edimburgo veem o centro da capital escocesa completamente transformado. Na East Princes Street Gardens, os visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas da cidade a partir do topo da roda-gigante e se divertir em outras atrações do parque de diversões. Esta área também abriga o passeio mágico de trem do Papai Noel, além de várias barracas de mercado e opções de vinho quente e alimentos. Atrações similares, mas também exclusivas os visitantes encontram na West Princes Street Gardens.

O Papai Noel espera as crianças na St Andrew Square, acompanhados dos elfos que ajudam as crianças a enviar cartas e listas de Natal para o Polo Norte. Ainda é possível se deparar com uma pista de gelo coberta na George Street, além de brinquedos de parque de diversões e um mercado artesanal.

A entrada no mercado é gratuita, mas alguns passeios e eventos exigem ingressos. Estes incluem os eventos de Santa Stories, a pista de gelo em George Street, a Big Wheel e o concerto de abertura do Natal de Edimburgo, em 18 de novembro. Os preços dos ingressos variam, com descontos disponíveis para residentes locais.

Duração: 17 de novembro a 6 de janeiro.
Horário: 10h – 22h*.
Local: Princes Street (Centro)
Entrada gratuita (exceto para algumas atividades pagas, como as mencionadas acima).

*das 10h às 20h na Véspera de Natal e no Boxing Day (26/12); das 10h às 19h no Hogmanay (31/12); e das 10h às 20h no Dia de Ano Novo. O mercado estará fechado no dia de Natal – Roda Gigante: £10 (padrão), £8 (concessão), £7,50 (por pessoa no ingresso familiar). Pista de gelo: £14 (padrão), £12 (criança de 18 meses a 12 anos).

4 – Praga (República Tcheca)

Nas próximas semanas, Praga se transformará em um verdadeiro “paraíso de inverno”, com a abertura dos Mercados de Natal na Praça da Cidade Velha e na Praça Venceslau. Esses mercados, famosos pela atmosfera festiva, oferecem uma experiência mágica de Natal, onde visitantes podem passear pelas barracas e se encantar com as canções de Natal. Há também uma grande variedade de comidas e bebidas locais para experimentar, incluindo salsichas grelhadas, sopas de peixe tradicionais, doces como gingerbread e Trdelník, e bebidas como cervejas tchecas e vinho quente

Duração: 2 de dezembro a 6 de janeiro.
Horário: 10h – 22h.
Local: Praça da Cidade Velha e na Praça Venceslau.
Entrada gratuita.

5 – Berlim (Alemanha)

Uma das particularidades da capital alemã é contar com mercados natalinos espalhados por toda cidade. Neste ano, a cidade conta com mais de 70 locais espalhados por 22 distritos. Dentre eles, estão os tradicionais mercados do Palácio Charlottenburg, com aproximadamente 250 estandes, e Gendarmenmarkt (Bebelplatz), que atrai aproximadamente 800 mil visitantes todos os anos.

Cada evento possui regras próprias para data de início e encerramento, assim como para horário de funcionamento e valor dos tickets, nos casos em que o acesso do público não é gratuito. Os mais importantes Christmas Markets, como os mencionados acima, começam no dia 27 de novembro e possuem entrada gratuita ou cobram um valor simbólico (€1) para adultos nos finais de semana. As regras de cada mercado podem ser consultadas clicando neste link.

6 – Leipzig (Alemanha)

O mercado de Natal de Leipzig, com origens remontando ao século XV, está pronto para encantar visitantes novamente a partir do final deste mês. Esse tesouro natalino se espalha pelo centro da cidade, transformando-o em um paraíso invernal com cerca de 300 barracas, cada uma oferecendo artesanatos e guloseimas únicas. Aqui, a tradicional árvore de Natal da cidade se ergue, cercada por uma variedade de barracas, especialmente aquelas especializadas em artesanato. Um carrossel nostálgico e uma roda gigante também aguardam os visitantes, oferecendo vistas panorâmicas da cidade. No ano passado, o mercado de Natal da Leipzig atraiu mais de 2 milhões de pessoas.

Duração: 28 de novembro a 23 de dezembro.
Horário: 10h – 21h (de domingo a quinta-feira) | 10h – 22h (sextas-feiras e sábados)
Local: Marktplatz, próximo à Antiga Prefeitura.
Entrada gratuita.

7 – Reims (França)

O charmoso Mercado de Natal em Reims, na França, atrai aproximadamente 1,5 milhão de pessoas todos os anos. Situado nos elegantes Promenades Jean-Louis Schneiter, o mercado é famoso pelos mais de 150 chalés, sempre muito iluminados. Estes estandes oferecem uma seleção diversa de presentes singulares e artigos típicos das festas de fim de ano, além de contar com uma bela árvore de Natal, iluminação encantadora e um tradicional carrossel.

Reims, conhecida por ser o coração da famosa região de Champagne, não se limita apenas ao mercado de Natal no que tange a programação festiva. A cidade é palco de uma série de eventos natalinos, que vão desde concertos e desfiles até atividades direcionadas para crianças e exposições diversas. Os visitantes podem aproveitar uma feira temática, patinar em uma pista de gelo e até se aventurar em uma roda gigante, desfrutando da vista panorâmica da cidade iluminada.

Duração: 24 de novembro a 24 de dezembro.
Local: Hautes promeandes Jean Louis Schneiter.
Horário: 14h – 20h (segunda) | 10h – 21h (terça a quinta) | 11h – 22h (sexta) | 10h – 22h (sábado) | 10h – 20h (domingo)
Entrada gratuita.

8 – Colmar (França)

Duração: 23 de novembro a 23 de dezembro.
Local: Place Jeanne D’Arc.
Horário: 11h – 19h (segunda a quinta) | 10h – 20h (sexta a domingo).
Entrada gratuita.

9 – Luxemburgo (Luxemburgo)

Duração: 24 de novembro a 7 de janeiro.
Local: Place de la Constitution e Place d’Armes.
Horário: 11h – 21h (domingo a quinta) | 11h – 22h (sexta e sábado).
Entrada gratuita.

10 – Bolzano (Italia)

A cidade, localizada na região do Trentino-Alto Ádige, conta com um dos mais famosos mercados natalinos da Itália. No local, os visitantes encontram mais de 70 estandes com diversos tipos de biscoitos, artesanatos e decorações, além de inúmeras atrações para crianças.

Duração: 24 de novembro a 6 de janeiro.
Local: Piazza Walther Platz.
Horário: 11h – 19h (segunda a quinta) | 10h – 19h (sexta a domingo e feriados).
Entrada gratuita.

11 – Barcelona (Espanha)

A Fira de Santa Llúcia celebrama o 237º aniversário neste ano com a instalação de 15 árvores de Natal iluminadas e 200 estandes, sendo 160 estritamente para a venda de produtos natalinos.

Duração: 24 de novembro a 23 de dezembro.
Local: Avinguda da Catedral de Barcelona.
Horário: 10h – 21h.
Entrada gratuita.

12 – Madri (Espanha)

O mercado de Natal de Madri coroa o início das celebrações de final de ano na capital espanhola, que também enfeita a cidade com luzes de todas as cores. A partir da última semana de novembro até o Dia de Reis Magos (6 de janeiro), edifícios, praças e ruas são iluminadas com milhões de lâmpadas cuidadosamente planejadas por diversos arquitetos e designers espanhóis. É nesse espírito também que toma espaço no coração da cidade o Mercado de Natal.

Duração: 24 de novembro a 31 de dezembro.
Local: Praça Maior de Madri.
Horário: 10h – 21h (domingo a quinta) | 10h – 22h (sextas, sábados e vésperas de feriados).
Entrada gratuita.

13 – Belfast (Irlanda do Norte)

Duração: 18 de novembro a 22 de dezembro.
Local: Belfast City Hall Grounds.
Horário: 10h – 20h (segunda a quarta) | 10h – 22h (quinta a sábado) | 12h – 18h (domingo).
Entrada gratuita.

14 – Dublin (Irlanda)

Duração: 6 a 19 de dezembro.
Local: Dublin Castle.
Horário: 12h – 21h.
Entrada gratuita (sem ticket).

15 – Lisboa (Portugal)

Duração: 30 de novembro a 1º de janeiro.
Local: Parque Eduardo VII (Wonderland).
Horário: ainda não divulgado.
Entrada gratuita.

Compartilhar