Eslovênia declara ‘fim da epidemia’ de Covid-19 no país

País também flexibilizou regras para entrada de turistas no país.
Foto: Canva


O primeiro-ministro da Eslovênia, Janez Janša, anunciou, nesta quinta-feira (17), a reabertura total do comércio na próxima semana depois de declarar o ‘’fim da epidemia no país’’. A medida inclui o funcionamento de bares e casas noturnas até à meia noite. Segundo o líder esloveno, a mudança ocorre devido à melhora da situação epidemiológica na Eslovênia. De acordo com o Instituto de Saúde Pública, o país registra uma média de 100 casos por semana, índice considerado baixo.

O relaxamento das medidas restritivas acompanha uma série de normas que devem ser seguidas a fim de manter o controle de infecções pelo território. Além do cumprimento de distanciamento social, que segue sendo recomendado pelas autoridades, prestadores de serviços e trabalhadores do setor de eventos deverão ser testados para coronavírus semanalmente. Convidados para eventos de grande porte também devem apresentar teste negativo ou de anticorpos para Covid-19 ou então comprovar terem sido vacinados com as duas doses de alguma das vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, em inglês).

O anúncio de reabertura do comércio ocorre juntamente com a aprovação de um projeto de lei de apoio financeiro e turístico para os setores mais afetados pela pandemia. O Governo da Eslovênia prevê injetar 243,5 milhões de euros na economia do país. O pacote inclui a distribuição de vouchers que podem ser gastos em restaurantes locais, atividades de turismo, eventos esportivos e culturais. Todos os adultos vão receber um crédito de 100 euros, enquanto os menores de 18 anos um vale no valor de 50 euros.

Vacinação

A Eslovênia, que tem aproximadamente dois milhões de habitantes, vacinou, de acordo com o Instituto de Saúde Pública do país, pouco mais de 790 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra Covid-19. Totalizam 581 mil os habitantes que receberam as duas doses do imunizante, cerca de 27% da população eslovena.

A fim de acelerar o programa de vacinação, o Governo disponibiliza um aplicativo online para o agendamento. Eslovenos e residentes do país acima de 18 anos podem se inscrever através do site da campanha. Além disso, a partir da próxima semana, o Instituto de Saúde da Eslovênia avalia introduzir um dia aberto de vacinação em todos os centros, sem necessidade de marcação prévia.

Turismo

O turismo está liberado no país seguindo as recomendações da União Europeia (UE). Turistas que viajam de países do bloco e Espaço Schengen podem entrar na Eslovênia sem a necessidade de cumprir quarentena, mas ainda devem apresentar teste PCR negativo ou terem sido vacinados com as duas doses de algum dos imunizantes aprovados pelo regulador europeu. É recomendado o preenchimento do formulário online de entrada no país, disponível no site.

Viajantes com origem nos países classificados na lista vermelha, incluindo o Brasil, só podem realizar viagens essenciais. A única possibilidade, conforme o documento oficial, é se “fornecer uma prova que ficou em uma área que não está na lista vermelha ou na lista vermelha escura nos últimos cinco dias consecutivos”.

A Eslovênia ainda permite a entrada de turistas de fora do bloco, desde que viagem de um local considerado seguro, conforme as recomendações das autoridades europeias. Atualmente, estão na lista a Austrália, Israel, Canadá, Nova Zelândia, Rússia, Sérvia, Estados Unidos Reino da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e Estados Unidos da América.

Os passageiros em viagens não essenciais destes locais também pode viajar se estiverem vacinados contra a Covid-19. São aceitos os imunizantes da Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Janssen, Covishield, Sputinik V, Sinovac e Sinopharm. Cada vacina possui uma regra diferente em relação ao tempo de aplicação para ser aceita na Eslovênia. Os detalhes podem ser conferidos aqui.

Compartilhar

1 Comment

  • […] Depois de declarar o fim da epidemia em junho deste ano, o governo da Eslovênia decretou, na manhã de sábado (6), que novas medidas serão tomadas a fim de conter o crescimento descontrolado de casos de coronavírus no país. As mudanças entram em vigor na próxima segunda-feira (8), e incluem a ampliação do uso do certificado Covid-19 para pessoas a partir dos 12 anos (a regra anterior exigia o documento a partir dos 15 anos), limite de horário de funcionamento de bares e restaurantes, além da proibição de eventos. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *