Apagão no sul da Europa: milhares de pessoas ficam sem energia neste sábado

Energia foi desligada após um incidente na França. Foto: REN / Divulgação


Diversas cidades no Sul da Europa ficaram sem energia elétrica por quase uma hora no final da tarde deste sábado (24). Segundo levantamento realizado pelo Agora Europa, o desabastecimento aconteceu em três países: Espanha, França e Portugal.

No território espanhol, segundo a companhia Endesa, 640 mil clientes foram afetados, principalmente na região da Catalunha. Já no território francês, o apagão atingiu cerca de 88 mil residências da cidade de Perpinhão, que fica perto da fronteira com a Espanha.

Em Portugal, não há um levantamento de quantos clientes tenham sido prejudicados. A reportagem verificou que a falta de luz atingiu vários pontos de Lisboa e de outras cidades localizadas na região Central e Norte do país.

Segundo a concessionária espanhola Red Elétrica, um incidente com um hidroavião atingiu a linha de “altíssima tensão” na França. Já a empresa REN, responsável pela distribuição da energia, explicou, em nota, que o desligamento temporário de energia aconteceu “na sequência de um incidente na rede de transporte francesa”, que separou o sistema de energia ibérico do restante da Europa, um mecanismo utilizado para evitar um apagão generalizado.

“Esta separação provocou uma redução significativa da frequência ibérica e os planos de defesa dos sistemas elétricos espanhol e português foram acionados automaticamente”, ressalta o comunicado. Ainda segundo a REN, a ação “evitou consequências mais graves, que, no limite, poderiam ter levado ao apagão total do sistema elétrico”, argumenta a distribuidora.

Ambas as empresas envolvidas na operação asseguram que o problema já foi solucionado. O Ministério da Transição Ecológica espanhol destacou, em publicação no Twitter, que “graças ao trabalho em equipe” a situação foi resolvida em menos de uma hora, restabelecendo a energia em todas as regiões afetadas.

Compartilhar