Jornalista
Em uma celebração nacional às artes, a 17ª Noite da Cultura (‘Culture Night’, em inglês) será realizada na Irlanda com atividades que vão do teatro na rua a DJs tocando em eventos nesta sexta-feira (23). A programação, que também passa pela apresentação de orquestras e visitas a museus, conta com mais de 1.700 atividades totalmente gratuitas.
Realizada pelo Conselho irlandês de Artes, a iniciativa acontece em todo o país, incluindo cidades menores e localidades rurais. Entre as atividades, há opções presenciais, online e híbridas, para toda a família. Internacionalmente, a Embaixada da Irlanda na França também decidiu participar das celebrações e abriu as portas da sede, o Hôtel de Breteuil em Paris, para visitação do público.
O site oficial da Noite da Cultura oferece um espaço de pesquisa que inclui toda a programação. Com isso, os participantes podem filtrar a localização (condado, cidade e bairro) e se querem comparecer presencialmente ou online. Também é possível escolher o gênero da atividade, seja comédia, dança, música, arte de rua, espaços de patrimônio cultural, entre outros.
Os horários variam de acordo com o evento, mas os espaços estarão abertos até tarde da noite para garantir que um número grande de pessoas possam aproveitar. Segundo os organizadores, a iniciativa “procura promover ativamente a crença de que esta cultura rica e variada está viva, valorizada e alimentada na vida das pessoas, hoje e todos os dias”. Em 2021, mais de 1,1 milhão de pessoas se envolveram com a Noite da Cultura.
Eventos em Dublin
Na Capital do país, são quase 500 opções para quem quiser participar da Noite da Cultura. Entre os destaques, está o acesso gratuito a prédios históricos como a Galeria Nacional de Artes, a Catedral de St. Patrick’s, a Catedral de Christ Church, o Museu de Kilmainham Gaol, a Biblioteca da Trinity, entre outros locais.
Outros países também aproveitam a data para celebrar a própria cultura na Irlanda. É o caso da Embaixada do Chile, que vai oferecer uma mostra da literatura, música, comida, arte e arquitetura chilena. Além disso, diversos tours guiados estão marcados em diferentes pontos da cidade, desde a trajetória do U2 até a história de edifícios ou ruas da cidade, como a Dorset Street.
Para facilitar no deslocamento pela Capital, o Dublin Bus vai disponibilizar três rotas de ônibus personalizadas para a Noite da Cultura. Os participantes poderão embarcar e desembarcar nos locais onde ocorrem os principais eventos gratuitamente. Para entreter os passageiros durante o trajeto, serão apresentadas performances musicais, entre outras atrações. Os veículos vão sair dos locais de partida dos trajetos a cada 20 minutos.
Veja as rotas especiais de ônibus

Rota A (das 18h às 22h40)
Ponto de partida: College Green (Parada 8)
Trajeto: College Green > Kildare St (National Museum) > St Stephen’s Green > Leeson St > Merrion Square East > Westland Row > College Green
Rota B (das 18h às 23h)
Ponto de partida: Aston Quay (USIT Office)
TRajeto: Aston Quay (USIT Office) > Bridge St > Christ Church Cathedral > St Patrick’s Cathedral > Thomas St > Guinness Storehouse > Military Rd > Collins Barracks’ > Arran Quay (Smithfield) > Georges Quay > Aston Quay (USIT Office)
Rota C (das 18h às 22h40)
Ponto de partida: Bachelor’s Walk (Parada 316)
Trajeto: Bachelor’s Walk > O’Connell St (Parada 1) > Parnell Square North (Parada 2) > O’Connell St/Abbey St (Parada 271) > Eden Quay (Parada 297) > Custom House Quay (Parada 2499) > Barrow St (Parada 7) > Windmill Lane Studio > Aston Quay > Bachelor’s Walk.