Irlanda volta a estender vistos de imigrantes até janeiro


O Departamento de Justiça da Irlanda anunciou, nesta terça-feira (14), mais uma extensão de visto para imigrantes que estão no país. A medida é válida para permissões de imigração que expiram entre os dias 21 de setembro de 2021 e 15 de janeiro de 2022.

A diferença para os alunos internacionais de curso de língua inglesa está no fato de que quem já concluiu o número máximo de três cursos de idiomas pode continuar a trabalhar de acordo com os critérios da Lista Provisória de Programas Elegíveis (ILEP) até o dia 15 de janeiro de 2022 sem a necessidade de se inscrever em outro curso de inglês. Mesmo assim, esse estudantes devem se registrar para uma nova permissão de imigração e garantir que possam permanecer no país após essa data.

De acordo com o governo, essa será a última renovação autorizada e se aplica a pessoas que já foram beneficiadas pelas outras sete extensões temporárias iniciadas em março do ano passado, quando começou a pandemia de Covid-19.

“Esta extensão irá beneficiar aqueles que até agora não conseguiram marcar uma hora para registrar uma permissão pela primeira vez ou ainda não renovaram uma permissão existente. No entanto, devo enfatizar que esta será a extensão temporária final e encorajo fortemente a todos a usarem o tempo entre agora e 15 de janeiro para fazer todos os esforços e não esperar até o último minuto, quando a demanda pode ser alta”, destacou o ministro da Justiça, Heather Humphreys.

Com o anúncio dessa nova extensão temporária, as pessoas que possuíam uma permissão válida para estar na Irlanda em março de 2020, mesmo que o cartão de Autorização de Residência na Irlanda (IRP) tenha expirado, podem permanecer no país até janeiro do ano que vem. O escritório de registro público em Burgh Quay está aberto para agendamentos e os imigrantes que moram em Dublin podem renovar a permissão de maneira online. Já as renovações fora da área da capital irlandesa são realizadas pela Garda.

Compartilhar