Irlanda vai exigir teste de Covid-19 para entrada no país a partir de sexta-feira

Todas as pessoas maiores de 12 anos que viajarem para a Irlanda, chegando em portos e aeroportos do país, vão precisar apresentar um teste negativo para Covid-19 a partir desta sexta-feira (3). Para pessoas vacinadas ou recuperadas da doença nos últimos 180 dias, serão aceitos testes laboratoriais podendo ser PCR, realizado até 72 horas antes da chegada, ou o teste antígeno, desde que feito até 48 horas antes do desembarque na ilha.

A medida se aplica também para quem estiver chegando de países da União Europeia e da Grã-Bretanha. Com a nova regra, pessoas vacinadas ou que possuem um certificado de recuperação da Covid-19 nos últimos 180 dias, também precisam estar testadas, o que até então não era exigido. Já os não vacinados continuam obrigados a apresentar um teste PCR realizado até 72 horas antes da chegada na ilha.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (30), após reunião do comitê de ministros. Além disso, a lei que prevê quarentena obrigatória em hotéis será enviada novamente ao Congresso pelo governo irlandês nesta semana. Para que a determinação de isolamento volte a entrar em vigor, é necessária a aprovação do legislativo.

As restrições para quem chega de viagens internacionais começaram a ser retomadas após a confirmação da existência da variante Ômicron. Desde segunda-feira (29), a Irlanda estabeleceu uma lista de “países programados”, que são considerados locais de risco de transmissão da nova cepa da Covid-19, e que inclui Botswana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namibia, África do Sul e Zimbábue.

As viagens para esses locais são altamente desaconselhadas pelo governo, e pessoas que passaram por algum desses países nos últimos 14 dias não devem entrar na Irlanda, a menos que sejam diplomatas, trabalhadores da área de transporte, irlandeses e cidadãos europeus, incluindo seus familiares, e residentes em território irlandês (ou em algum país europeu). Além disso, os viajantes devem realizar dois testes PCR após a chegada, no segundo e no oitavo dia, e ficar em quarentena por 10 dias, independentemente do resultado.

Compartilhar

1 Comment

Comments are closed.