Irlanda suspende isenção de visto para turistas do Reino Unido

O programa era aplicado a turistas de 17 países. Foto: ConvertKit


O Ministério da Justiça e Igualdade da Irlanda determinou, nesta sexta-feira (10), a suspensão do programa de isenção de visto para turistas do Reino Unido. O benefício autorizava visitantes do Reino Unido a ingressarem na Irlanda sem a necessidade de apresentação de um visto irlandês de viagem. Sendo assim, o turista era autorizado a permanecer na Irlanda durante todo o período de validade do visto emitido ao visitante no Reino Unido.

De acordo com o Ministério da Justiça e Igualdade, “a suspensão do programa está sendo implementada devido a divergências no relacionamento entre o Reino Unido e a Irlanda no que tange as medidas de combate à pandemia”.

A partir de hoje (10), os visitantes do Reino Unido terão de aplicar para um novo visto de estadia temporária, caso queiram ingressar na Irlanda. O Governo irlandês reforça, no entanto, que, atualmente, devido à pandemia, a solicitação só será aceita em “casos críticos”.

O Governo britânico já foi informado sobre a decisão, segundo o Ministério da Justiça irlandês. O programa teve início em 2011 e não possui caráter de reciprocidade, o que significa que não há benefício similar sendo adotado pelo Reino Unido. Ao todo, 17 países eram beneficiados pelo visto de estadia temporária na Irlanda: Barein, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Índia, Cazaquistão, Kuwait, Montenegro, Oman, República Popular da China, Catar, Rússia, Arábia Saudita, Servia, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Uzbequistão.

No próximo dia 20 deste mês, o Governo da Irlanda promete divulgar uma “lista verde” de países autorizados a acessarem a ilha com finalidades não-essenciais de viagem.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.