Irlanda renova vistos de residência para imigrantes até setembro


O Ministério da Justiça da Irlanda determinou a renovação automática, por mais seis meses, dos vistos de residência prestes a expirar no país. A extensão temporária das permissões de imigração significa que as pessoas que, neste mês de março, possuíam ou ainda possuem permissão válida para permanecer na Irlanda estão legalmente autorizadas a continuar residindo na ilha até 20 de setembro de 2021, mesmo que o cartão de Autorização de Residência (IRP, sigla em inglês) já tenha expirado. A medida também inclui permissões que já haviam sido renovadas automaticamente em uma das seis extensões temporárias anteriores.

Segundo a ministra da Justiça, Helen McEntee, milhares de pessoas devem ser beneficiadas com a medida: “Como a situação da Covid-19 continua evoluindo, quero assegurar às pessoas, cujas permissões de imigração expirarão em breve, que sua situação legal no país continuará a ser mantida. (…) Esta extensão irá beneficiar aqueles que não conseguem, atualmente, registrar ou renovar a permissão existente”, destacou.

Apesar da renovação automática, a ministra também pediu que “qualquer pessoa que possa renovar, especialmente os residentes de Dublin que podem usar o sistema online, a fazê-lo e não esperar até setembro”, pediu Helen. A ministra afirmou ainda que esta deve ser a última renovação automática de vistos a ser aplicada no país.

O departamento de registro em Burgh Quay (Dublin) permanece fechado devido às restrições do Covid-19 anunciadas pelo governo ainda no mês de dezembro do ano passado. Os residentes que receberam agendamentos para registros pela primeira vez serão contactados diretamente pelo Serviço de Imigração e terão prioridade para agendamentos assim que o Escritório Público puder reabrir com segurança.

Quais vistos serão renovados até setembro

  • Renovação de permissões / registros existentes

Pessoas que possuem permissão válida atual ou permissão que já foi prorrogada anteriormente.

  • Aguardando primeiro registro

Pessoas que receberam permissão para entrar no país com a condição de que se registrassem em Burgh Quay ou em um escritório de registro local dentro de 3 meses, mas que ainda não o fizeram.

  • Vistos de curta duração

Pessoas no país com visto de curta duração e que tenham permissão para permanecer por menos de 3 meses que não possam deixar a Irlanda e voltar para casa devido às incertezas causadas pela pandemia do Coronavirus.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *