Irlanda põe fim às extensões de vistos para imigrantes

Entidade que representa alunos estrangeiros estima que 3 mil estudantes devem ser afetados pelo fim das extensões no país – Foto: Daiane Vivatti

Após nove renovações, o Departamento de Justiça irlandês confirmou que não vai extender novamente vistos vencidos de imigrantes que residem no país. Isso significa que os estrangeiros que possuem a Permissão de Residência da Irlanda (IRP, em inglês) com validade expirada terão de regularizar o documento ou deixar o país após o próximo dia 31 de maio.

O governo renovou automaticamente os vistos durante a pandemia devido às restrições impostas no território irlandês para conter o avanço da Covid-19. A última e oitava extensão dos IRPs entrou em vigor no último dia 15 de janeiro deste ano e se encerra na próxima semana.

Segundo o Departamento de Justiça, após o dia 31 de maio, estudantes de idiomas que desejarem trabalhar no país “devem ser capazes de demonstrar aos empregadores que possuem um carimbo de desembarque válido em seu passaporte, que indica a obrigatoriedade de se registrar para uma permissão de Stamp 2“, explica o comunicado.

De acordo com o co-fundador da União dos Estudantes de Língua Inglesa da Irlanda (ELSU), Fiachra Ó Luain, a entidade pediu diretamente ao primeiro-ministro do país (Taoiseach), Micheál Martin, para que o governo reconsiderasse a medida aos estudantes estrangeiros. Em resposta ao Agora Europa, Fiachra afirmou que o governo prometeu dar uma resposta ao líder nos próximos dias. A ELSU estima que cerca de 3 mil estudantes devem ser afetados pelo fim da renovação automática dos vistos na Irlanda.

O órgão afirma ainda que, devido à alta demanda de pedidos de vistos, o tempo de processamento das renovações têm sido de 10 semanas, além das duas semanas extras para o recebimento do cartão IRP pelo solicitante.

Caso o pedido de visto tenha sido realizado, mas o processo ainda esteja em andamento, os trabalhadores poderão apresentar aos empregadores o comprovante da solicitação do visto. Ao realizar o pedido, o imigrante receberá um comprovante de requisição por email, com o número de aplicação, chamado de OREG.

No caso de imigrantes residentes em Dublin, o processo de renovação pode ser feito online pelo site da Imigração. Já as solicitações fora da área de Dublin, devem ser feitas por meio da estação da Garda, polícia local, de acordo com o local de residência.

Compartilhar