Irlanda lança plataforma para recuperados solicitarem Certificado Digital Covid-19


Um sistema online para a solicitação do Certificado Digital Covid-19 está disponível para todas as pessoas que se recuperaram da doença nos últimos seis meses. A ferramenta foi lançada pelo governo da Irlanda nesta sexta-feira (23). Até então, só era possível solicitar o documento por telefone. Os cidadãos vacinados ou que tenham sido testados para coronavírus, terão o certificado emitido automaticamente pelas autoridades sanitárias.

Desde a retomada das viagens internacionais não-essenciais na Irlanda, na última segunda-feira (19), o sistema ficou sobrecarregado. Em publicações nas redes sociais, residentes do país compartilharam relatos de um tempo de espera superior a quatro horas para conseguir atendimento.

O governo chegou a solicitar, por meio de nota, que todas as pessoas com viagens marcadas com prazo superior a 10 dias aguardassem um período maior para entrar em contato, a fim de viabilizar o atendimento dos requerentes.

Para solicitar o Certificado de Recuperação Covid-19 é necessário ter testado positivo para a doença há mais de 11 dias e menos de 180 dias. O formulário deve ser preenchido com o nome completo, data de nascimento, número de PPS (equivalente ao documento CPF no Brasil), além do endereço de email e número de telefone.

A partir desses dados, o governo fará a validação do teste e irá enviar o certificado por e-mail em até cinco dias. A validade do documento será de 180 dias, a contar a partir da data de confirmação do contágio por coronavírus.

Já as pessoas que possuem dúvidas sobre o certificado de vacinação, emitido após todas as doses necessária terem sido tomadas (uma dose, no caso da Janssen), devem entrar em contato por telefone. Os números disponíveis são 1800 807 008, para quem está na Irlanda, ou +353 76 888 5513 no caso de chamadas internacionais.

Vacinação na Irlanda

Todos os adultos que moram na Irlanda, ou seja, maiores de 18 anos, podem se registrar para receber a vacina contra a Covid-19. Para entrar na fila de vacinação, é preciso preencher um cadastro online com número de PPS, endereço, número de telefone e e-mail. Assim que a data da imunização for marcada, uma mensagem de texto será enviada. Outra alternativa é ligar para o número 1800 700 700, que é o caso também para pessoas que ainda não possuem PPS.

Até hoje, a Irlanda administrou cerca de 5,5 milhões de vacinas e 81,9% da população recebeu a primeira dose. O percentual de pessoas totalmente imunizadas é de 67,3%, de acordo com os dados do Centro Europeu para Prevenção e Controle de doenças (ECDC, sigla em inglês).

O vice-chefe Médico do Departamento de Saúde irlandês, Ronan Glenn, enfatizou que “na Irlanda, temos a sorte de ter níveis muito altos de confiança na vacina, com uma aceitação fantástica em todas as faixas etárias até o momento”. O médico apontou, no entanto, que a desinformação têm prejudicado os esforços de vacinação em muitos países, prolongando a pandemia e colocando vidas em risco.

“Todos nós juntos podemos ajudar a impedir a disseminação de desinformação. Lembre-se de que nem todas as postagens nas redes sociais são confiáveis ​​ou precisas – se você não tiver certeza, não compartilhe”, destacou Glynn.

O médico ressaltou ainda que as pessoas que possuem dúvidas devem buscar fontes confiáveis para obter essas respostas, o que pode ser feito por meio do site do governo ou perguntando aos médicos do sistema de saúde.

Casos de Covid-19

Nesta sexta-feira (23), foram confirmados 1.386 novos casos de Covid-19 no país referentes às últimas 24 horas. Pela manhã, 106 pessoas estavam hospitalizadas, sendo 22 na UTI.

Compartilhar