Irlanda derruba restrições de acesso a casas noturnas, pubs e restaurantes

Pubs poderão funcionar sem restrição de horário já a partir deste sábado. Foto: Canva


Casas noturnas reabertas, pubs e restaurantes com horário de funcionamento liberado, fim do distanciamento social e retirada da exigência de apresentação do comprovante de vacinação para entrada nesses locais. Essa será a realidade na Irlanda a partir das 6h da manhã deste sábado (22). O anúncio foi feito pelo governo irlandês no final da tarde desta sexta-feira (21).

As únicas medidas que permanecerão em vigor são as regras para viagens internacionais, que determina aos não vacinados a realização de um teste PCR em até 72h antes da chegada ao país, além do isolamento em caso de sintomas de Covid-19. O uso obrigatório de máscaras em locais fechados também será mantido até, pelo menos, 28 de fevereiro.

Com a decisão do Comitê de Ministros da Irlanda, eventos realizados em áreas externas ou internas não terão mais limite de público. Além disso, as visitas entre pessoas que moram em diferentes casas estão totalmente liberadas. O retorno gradual ao trabalho presencial também será permitido a partir de segunda-feira (24).

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach), Micheál Martin, celebrou o momento ao realizar um pronunciamento televisivo para todo o país: “Eu estive aqui em muitos dias sombrios, mas hoje é um dia bom”. O político ressaltou que a primavera está chegando e nunca esperou tanto pela estação do ano como agora.

Martin destacou ainda que a decisão foi tomada com base na ciência e segue a orientação das autoridades em saúde do país. De acordo com a carta enviada ao governo pela Equipe Nacional de Emergência em Saúde Pública (NPHET, em inglês), o país superou a onda de infecções ocasionada pela variante Ômicron e os indicativos que são levados em consideração para a tomada de decisões estão estabilizados.

Nesta sexta-feira (21), foram confirmados 6.597 casos de Covid-19 realizados por PCR, além de 4.564 testes antígeno positivos registrados no sistema do Serviço Nacional de Saúde (HSE, em inglês). O número recorde de contaminações foi registrado no dia 8 desse mês, com 26.122 pessoas contaminados com o coronavírus.

Mudanças no auxílio financeiro para trabalhadores

O governo também anunciou o fim do pagamento do auxílio para pessoas sem emprego em decorrência da pandemia (Pandemic Unemployment Payment (PUP), em inglês) para o dia 4 de abril de 2022. Os ministros definiram um calendário para os próximos meses:

  • As inscrições para PUP serão encerradas neste sábado (22).
  • A partir do dia 8 de março, qualquer pessoa que recebe o auxílio terá o pagamento semanal de € 208. (O prazo para que o valor semanal de quem recebe € 250 fosse diminuído estava inicialmente previsto para o dia 8 de fevereiro).
  • Quem ainda recebe o PUP vai ter o benefício substituído, caso seja elegível, para o auxílio pago a pessoas em busca de emprego (jobseekers payment, em inglês). Esse será o único pagamento realizado a partir de 5 de abril de 2022.
Compartilhar