Irlanda abre registro neste domingo para vacinar maiores de 35 anos

Até o momento, 3,1 milhões de doses contra Covid-19 já foram aplicadas na Irlanda. Foto: Stephen Donnelly / Twitter.


A Irlanda vai abrir, no próximo domingo (20), as inscrições para pessoas entre 35 e 39 anos interessadas em tomar uma das vacinas contra Covid-19 disponíveis no país. Os registros serão aceitos em ordem decrescente, o que significa que, no domingo, somente os candidatos com 39 anos poderão se inscrever para receber a imunização. No dia, segunda (21), o formulário está aberto para aqueles com 38 anos e, assim, sucessivamente, até chegar às pessoas com 35 anos.

As inscrições devem ser feitas online, diretamente no site do Sistema Nacional de Saúde (HSE, sigla em inglês). Os candidatos precisarão fornecer um número de telefone, um endereço de email, o número do PPS (que equivale ao CPF), e o EirCode (código residencial). Caso o interessado em tomar a vacina não possua um dos documentos exigidos, é possível ainda fazer a inscrição por telefone, através do número 1800-700-700 (ligação gratuita), serviço disponível das 8 da manhã às 8 da noite no horário irlandês.

Vacinas podem ser aplicadas também em farmácias

Desde o início desta semana, as farmácias irlandesas também passaram a aplicar uma das vacinas contra Covid-19. O imunizante oferecido é o do laboratório Janssen, que não exige uma segunda dose. No momento, no entanto, apenas pessoas com 50 anos ou mais podem se candidatar a tomar a vacina em uma das quase mil farmácias registradas para oferecer o serviço na Irlanda.

Para se inscrever, basta ligar para um dos estabelecimentos registrados e agendar a data e horário da imunização. A lista completa das farmácias disponíveis pode ser encontrado diretamente no site do HSE.

“É ótimo ver nossas farmácias comunitárias lançarem vacinas de dose única de Janssen para pessoas com mais de 50 anos que ainda não receberam uma das vacinas. No final deste mês, as farmácias também apoiarão o programa do posto de vacinação para os mais jovens”, comemorou o ministro da Saúde, Stephen Donnelly, pelas redes sociais.

Até o momento, mais de 3,1 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 já foram aplicadas na Irlanda, segundo o último levantamento divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde, no dia 9 de junho. Desse total, 2,1 milhões de pessoas já receberam, pelo menos, a primeira dose de um dos imunizantes e 1 milhão de residentes estão completamente imunizados.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.