Governo da Irlanda retira limite de 5km para circulação a partir de abril

Pessoas vacinadas poderão realizar visitas a domicílio – Foto: Canva


O Governo da Irlanda apresentou, nesta terça-feira (30), o novo plano de flexibilização das restrições impostas no país desde o final do ano passado. A partir do dia 12 de abril, a população poderá circular livremente dentro do condado em que reside ou em um raio máximo de 20 quilômetros. Atualmente, este limite está definido em 5 quilômetros a partir do ponto de residência, medida que visa controlar a proliferação do vírus Covid-19 no território irlandês. A mudança foi anunciada no início da noite desta terça pelo primeiro-ministro irlandês, o Taoiseach Micheál Martin.

Na mesma data, pessoas que já receberam as duas doses das vacinas contra coronavírus poderão realizar visitas residenciais a terceiros, desde que o anfitrião também esteja vacinado. Até o momento, apenas 225 mil pessoas foram completamente vacinadas contra a doença na Irlanda, que já aplicou 802,5 mil imunizantes ao todo. Na mesma data, aqueles que ainda não foram vacinados poderão encontrar pessoas de uma outra casas em espaços abertos, como praças e parques, desde que os encontros não ocorram em área residencial.

Do dia 26 de abril em diante, funerais poderão ocorrer com a presença de até 25 pessoas. Atualmente, o limite é de dez testemunhas. Na mesma data, também será possível retomar atividades esportivas para crianças.

Salões de beleza só poderão reabrir no início do mês de maio (4), segundo o novo plano do governo. No mesmo mês, se os casos continuarem iguais ou abaixo dos níveis atuais, será a vez do setor varejista reabrir, como lojas de roupa, por exemplo.

Até o momento, a Irlanda já soma 235 mil pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia no país. No mesmo período, 4.667 pessoas já morreram por causa da doença, segundo dados do governo irlandês.

Mais informações em instantes…

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *