
Por Daiane Vivatti, de Dublin
Três vezes por semana, pessoas que vivem em situação de rua em uma das principais avenidas de Recife (PE) têm a oportunidade de fazer uma refeição completa. As marmitas chegam pelas mãos de três amigos que criaram um projeto no início da pandemia para auxiliar quem mais precisa, mas a ação depende das doações de outras pessoas dispostas a auxiliar. Neste domingo (28), um evento será realizado em Dublin para arrecadar fundos que serão enviados ao Marmitas Solidárias Recife.
A iniciativa é da instrutora de Pilates e Fitness Mariana Ishi, que mora na Capital irlandesa há pouco mais de dois anos. O “Treinão Beneficente” vai oferecer uma aula de exercício funcional e de ioga e será realizado no Phoenix Park, a partir das 11 horas. Para participar, no entanto, é necessário se inscrever até sexta-feira (26) ao meio dia (detalhes abaixo), pois serão organizadas turmas de até 15 pessoas, respeitando o distanciamento social e seguindo as recomendações do Governo após o período de isolamento. O valor mínimo de colaboração é de €10, e tudo será revertido para o projeto.
De acordo com Mariana, a ideia surgiu como um pedido de presente de aniversário aos amigos mais próximos. “Como eu fiz 30 anos eu queria que fosse algo especial, pensei nesse período de quarentena, em como pessoas estão precisando ser ajudadas, e pensei que os amigos poderiam me dar valores para doação ao invés de presentes, mas eu estava procurando alguma entidade para doar e foi através de uma amiga que conheci o Marmitas Solidárias Recife”, conta.
Leia mais
– Força-tarefa recomenda fim das restrições de voos a partir de 1º de julho na Irlanda
– Violência doméstica aumenta 11,4% em Portugal
Ao falar para pessoas mais próximas, segundo Mariana, ela recebeu o incentivo para que fosse feito um evento maior, reunindo mais pessoas com o objetivo de arrecadar mais doações. Com isso, sete parceiros aceitaram participar da iniciativa. “Vai ser um dia de surpresas, atividades e solidariedade. Como eu sempre digo, é importante cuidar de si para cuidar dos outros”, avalia a instrutora.
A ajuda surgiu no momento certo, de acordo com o arquiteto Pedro Henrique Barros, um dos idealizadores do projeto Marmitas Solidárias. “Nas últimas semanas, têm sido difícil manter a frequência de entregas porque, infelizmente, as doações diminuíram. Na semana passada, ficamos sem doações, então quanto mais ajuda recebermos, mais poderemos prorrogar o projeto”, explica.
O Marmitas Solidárias Recife foi idealizado por três amigos que estão na Capital pernambucana e, no início de abril, ficaram sensibilizados por uma reportagem compartilhada pelas redes sociais em um grupo que participam. “Nós vimos uma matéria de um jornal local dizendo que moradores de rua estavam colocando armadilhas para pegar pombos para comer. Essa era uma realidade que a gente não conhecia, então cada um foi doando uma pequena quantia e começamos a entregar comida para eles. Infelizmente, era verdade, nas entregas vimos que as pessoas estavam fazendo as armadilhas”, relata.
Até o momento, foram arrecadados mais de 10 mil reais e mais de mil marmitas já foram entregues. A comida é preparada pela mãe de um dos amigos que tem um restaurante e estava com as atividades paralisadas devido à pandemia do coronavirus. “Foi uma ajuda mútua”, explica Pedro. Junto com a refeição também é entregue uma garrafa de água e talheres, além de roupas arrecadas. Após cada entrega das refeições, os organizadores enviam fotos e uma prestação de contas a quem realizou as doações.
Evento em Dublin
Data: 28/06/2020, domingo
Local: Phoenix Park
Informações e inscrições: pelo perfil do Instagram @marii_ishi ou pelo e-mail [email protected]
Contato Projeto Marmitas Solidárias: @marmitassolidariasrecife
