Desrespeito ao uso máscara no transporte público pode gerar multa e prisão na Irlanda

Uso de máscara facial é obrigatório em ônibus e trens em todo o país – Foto: Bus Éireann / Divulgação


Os passageiros que não cumprirem a determinação de uso de máscara obrigatório no transporte público podem ser punidos com multa ou prisão na Irlanda. Na próxima segunda-feira (13), entra em vigor no país a nova legislação que torna mandatório o uso de proteção facial nos ônibus e trens do país. A medida também vale para o trem urbano (Luas) que opera em Dublin.

O desrespeito à nova regra será considerado crime de transgressão, que pode gerar multa de €2.500 e prisão de até 6 meses. A medida não se aplica a crianças menores de 13 anos. O motorista do veículo, se separado dos passageiros por barreira física, também não precisa utilizar a máscara facial. Os oficiais da Garda, a polícia irlandesa, estão isentos da obrigatoriedade, caso estejam no exercício de suas funções.

Saiba também
– Trens cheios e uso incorreto de máscara preocupam passageiros em Lisboa
– Irlanda suspende isenção de visto para turistas do Reino Unido

Os motoristas dos veículos terão o poder de determinar que, em caso de descumprimento da medida, o passageiro(a) se adeque às normas e coloque a proteção facial. Caso a recomendação seja descumprida, o condutor pode negar o acesso do passageiro ao transporte público.

Excessões ao uso de máscara no transporte público

A nova determinação do Governo que torna obrigatório o uso de máscara facial no trasporte público também estabelece algumas exceções a passageiros que possuem alguma doença física, mental ou debilidade que a impeça de colocar e remover a proteção facial. Pessoas que precisam se comunicar com acompanhantes que possuem dificuldades de comunicação estão autorizadas a utilizar o transporte público sem o uso de máscara. É ainda permitido remover, momentaneamente, o uso da máscara para utilização de medicamentos, quando necessário.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.