Jornalista
Na noite desta sexta-feira (22), a Irlanda será palco da “Culture Night” (Noite da Cultura, em português), uma celebração da rica herança artística e cultural do país. O evento conta com mais de 1.700 eventos gratuitos acontecendo em toda a Ilha Esmeralda, incluindo música, literatura, teatro, dança e uma variedade de oficinas e tours guiados, com opções para todos os gostos. Esse é o décimo oitavo ano da iniciativa.
Os eventos começam a ser realizados às 16h, mas a programação segue noite adentro, com a realização do “Culture Night Late”. A oferta de atividades em horário estendido, com início após as 21h, ocorre pelo segundo ano com o objetivo de promover uma imersão profunda na cultura noturna da Irlanda.
Desde sua criação em 2006, a Culture Night tem defendido a inclusão e diversidade, oferecendo ao público a oportunidade de participar de eventos artísticos e culturais gratuitamente. Conhecidos espaços da Capital irlandesa, como a Dublinia, a catedral de St. Patricks ou o EPIC Museum, onde normalmente é necessário adquirir um ingresso para visitação, abrem suas portas gratuitamente aos participantes.
Os eventos não estão limitados a Dublin e ocorrem em todo o país. O Escritório de Espaços Públicos (OPW, em inglês), responsável pela manutenção de 780 sítios patrimoniais, está convidando o público para explorar vários locais, incluindo o Castelo de Kilkenny, o Casino Marino e a Custom House. Há também atividades musicais, como apresentações no Ballina’s Sound on Site, no condado de Mayo, ou a Italo Disco no The BIG SING e PING PONG Disco, em Carlow.
A Ministra do Turismo, Cultura, Artes, Gaeltacht, Esporte e Mídia, Catherine Martin, fez um convite aberto: “O slogan da Culture Night é ‘Uma Noite para Todos’, e é maravilhoso ver tal variedade refletida na programação deste ano. Convido todos, jovens e idosos, a aproveitarem a oferta incrível de eventos e atividades gratuitas nesta sexta-feira”.
A programação completa da Culture Night e Culture Night Late pode ser conferida aqui. Os eventos podem ser filtrados por localidade, tipo de atividade e horário. Algumas atividades requerem reserva, mas em diversos locais a entrada conta com acesso livre.