Covid-19: Irlanda abre cinco centros para testes em assintomáticos nesta quinta-feira

A Irlanda vai abrir cinco centros de testagem temporários em massa para Covid-19, nesta quinta-feira (25), em áreas onde estão sendo registrados altos números de contaminação pela doença no país. Os testes serão aplicados gratuitamente em pessoas assintomáticas e a operação terá sistema “walk-in”, ou seja, sem necessidade de agendar um horário.

O objetivo do Governo irlandês é testar um grande número de pessoas que não apresentam sintomas de Covid-19 para entender como e por que o vírus está se espalhando tão rapidamente em algumas áreas. Quatro centros de testagem estão localizados em Dublin – em Blanchardstown, Tallaght, Irishtown e Grangegorman Primary Care Centre – e um na cidade de Tullamore, no condado de Offaly (veja abaixo).

De acordo com o líder do departamento de testes e rastreamento do Serviço Nacional de Saúde (HSE em inglês), Niamh O’Beirne, cerca de uma em cada 5 pessoas não apresenta sintomas de Covid-19 e pode transmitir a doença sem saber. Por isso, o apelo é para que quem vive nessas regiões faça o teste gratuito.

“Testar pessoas sem sintomas nos ajudará a encontrar casos positivos mais cedo e permitirá que essas pessoas tomem as medidas necessárias para proteger os outros. Isso nos ajudará a quebrar as cadeias de transmissão”, destaca O’Beirne.

Segundo o HSE, a estimativa é de que sejam realizados entre 300 e 500 testes diariamente em cada um dos centros. Atualmente, o governo tem a capacidade de realizar 25 mil testes PCR por dia.

Os centros de testagem ficarão em funcionamento desta quinta-feira (25) até a próxima quarta-feira (31), das 11 horas da manhã até as 7 horas da noite.

Quem pode ser testado

  • pessoas maiores de 16 anos;
  • que não possuem sintomas de Covid-19;
  • que moram em uma distância de até cinco quilômetros do centro de testagem;
  • que não testararam positivo para a doença nos últimos seis meses.

Para realizar o teste, é necessário apresentar um documento de identificação e um número de telefone para contato com o resultado. Medidas de distânciamento serão aplicadas no local.

Pessoas que estiverem com sintomas de Covid-19 – como febre, tosse, dificuldades para respirar ou perda do olfato e paladar – não devem se dirigir aos centros de testagem. Nesse caso, a orientação do HSE é para que seja feito isolamento e contato diretamente com um consultório médico (GP, em inglês) para o agendamento do teste.

Centros de testagem

  • National Aquatic Centre – Blanchardstown, Dublin 15.
  • Tallaght Stadium – Tallaght, Dublin 24.
  • Irish Town Stadium – Irishtown, Dublin 4.
  • Grangegorman Primary Care Centre (estacionamento ao lado do campus da TU Dublin), Dublin 7.
  • Tullamore Leisure Centre – Tullamore, condado de Offaly.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *